Notícias

Gestão lança mais uma facilidade para realização da Prova de Vida Digital

A partir deste mês de outubro, o reconhecimento facial para a comprovação da identidade de servidores públicos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis poderá ser realizado diretamente no aplicativo SOUGOV.BR

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos lançou uma nova funcionalidade no SOUGOV.BR, a plataforma digital de serviços de gestão de pessoas do governo federal, para facilitar ainda mais o procedimento para reconhecimento facial para a realização da Prova de Vida de servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. A partir de agora a comprovação da identidade poderá ser realizada diretamente no aplicativo SOUGOV.BR.

Antes, os beneficiários iniciavam a realização da prova de vida por meio do aplicativo SOUGOV.BR e, para completar o procedimento, eram redirecionados para o aplicativo GOV.BR. Com o lançamento da nova funcionalidade, o procedimento é realizado agora por completo no próprio aplicativo do SOUGOVBR.

Além disso, a nova funcionalidade torna mais simples a captação da imagem do rosto do beneficiário, que precisa apenas enquadrar a face na área tracejada que aparece na tela do celular.

A medida é mais uma opção de comprovação e amplia o acesso ao procedimento da prova de vida uma vez que o beneficiário poderá optar pelo caminho mais adequado às suas necessidades. A realização da prova de vida por meio da plataforma GOV.BR também continua disponível para aqueles que preferirem usar esse canal.

Caso o beneficiário não consiga realizar a validação facial em função de divergências de cadastro na base do Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou por ausência de biometria facial nessas bases, ou por falta de acessibilidade tecnológica, ele/ela pode procurar qualquer agência bancária onde recebe o provento ou benefício, portando documento oficial de identificação com foto e CPF (exemplos: RG ou Carteira Nacional de Habilitação). Ou ainda a unidade de gestão de pessoas responsável pelo seu benefício, quando não for possível a realização pelos demais canais disponíveis ou quando for exercida por tutor ou curador.

Para mais informações sobre a Prova de Vida do Governo Federal acesse o FAQ disponível no Portal do Servidor.

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One