Notícias

Espaço para crescer

antoniocarlosquadro

Por Antonio Carlos Correia

Completando seis anos de início das operações no mercado de certificação digital, a Autoridade de Registro Serama Segurança Digital iniciou suas atividades comprando e revendendo certificados digitais.

Sediada na cidade de Belém, hoje é a empresa única que mais emite certificados no Pará, contando com um market share de mais de 30%. Com mais de onze postos de atendimento próprios e mais de quarenta de parceiros comerciais nas regiôes Norte e Nordeste (Pará, Amazonas, Amapá, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Alagoas) a empresa hoje conta com uma equipe de mais de cem colaboradores.

Temos como marco principal o ano de 2007, quando algumas empresas foram obrigadas a utilizar a certificação digital para substituição das notas fiscais séries 1 e 1A pelas relativas eletrônicas. Esta quebra de paradigma foi o início da conscientização da sociedade que o uso desta tecnologia seria o melhor caminho para solucionar problemas de segurança, identificação e velocidade com que as informações eram obtidas. De lá para cá este mercado mudou muito. A população já conseguiu enxergar valor no uso do produto para, desde agilizar um agendamento de atendimento na Receita Federal, consultar débitos tributários no e-CAC, até a facilitar o acesso ao portal de licitação Comprasnet.

A forma de consumo do certificado digital mudou. Diversos serviços oferecem alternativas de chave de acesso ou usuário e senha em detrimento ao uso do certificado digital. Mesmo assim, a grande maioria dos usuários ainda optam pelo uso do certificado, principalmente pela comodidade.

Mesmo com toda a informação disponível, ainda é muito deficiente o entendimento da população sobre as possibilidades de uso e a completa mudança de paradigma que surgiu com esse novo advento. Ainda vemos como prática comum o micro, pequeno e até muitas vezes o médio e grande empresário deixar sob posse do seu contador o certificado digital, tanto de sua pessoa física quanto a jurídica. Fazendo uma alusão, seria o mesmo que ensinar a alguém como assinar exatamente igual a você. Desta forma, fica claro que ainda há uma falta de conhecimento e muito espaço para galgar com o uso desta tecnologia.

Vemos diversas empresas lançando no mercado os chamados portais de assinatura. Este produto, ainda relativamente novo, cria um meio de colocar em prática um sonho de muitos: assinar documentos digitalmente com validade jurídica dentro do território nacional. Por mais que haja consenso sobre a obrigatoriedade da aceitação de qualquer tipo de documento assinado digitalmente, ainda existe resistência de diversos setores da sociedade em utilizá-lo.

Muito se fala de certificados em dispositivos móveis, sobre internet das coisas e consequentemente certificados para estas coisas (geladeiras, tvs, carros etc), mas a minha aposta para 2016 ainda é o avanço do uso do certificado para assinatura de documentos. Desta forma, o uso mais consciente do certificado digital e, consequentemente, o aumento considerável deste mercado se dará de forma ainda mais acelerada.

Antonio Carlos Correia
Diretor Presidente da AR Serama Segurança Digital e diretor da AARB

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One