Notícias

Entrevista – Nivaldo Cleto, presidente da AARB

WhatsApp Image 2016-08-23 at 19.27.57Como o Sr. avalia este II Workshop AARB? O evento atendeu as expectativas?

O evento atendeu todas as nossas expectativas. Aproveitamos o 14º CertForum, onde se encontravam muitas autoridades de registro, e procuramos compartilhar os problemas que as ARs enfrentam no dia a dia no atendimento dos usuários da certificação digital, suas principais demandas e necessidades enfrentadas.

Um dos pontos mais importantes do nosso Workshop foi o debate com os gestores de ARs, após as palestras, oportunidade na qual todos tiveram de expor seus pontos de vista sobre o mercado da certificação digital, sua continuidade, sustentabilidade, ética, capilaridade,  questões de mercado, tributárias, dentre outros assuntos.

Conversamos muito sobre a biometria e o CertForum explorou também esta questão, enfatizando que a todo o Sistema Nacional de Certificação Digital esta obrigado a coletar a biometria. A tendência é de fortalecer ainda mais a segurança na validação presencial,  para que o cidadão tenha ainda mais confiança nos sistemas de certificação digital para as pessoas físicas e jurídicas.

Qual foi o principal objetivo do evento e as novidades da AARB compartilhadas com o público?

A intenção foi fortalecer o segmento de ARs e criar cada vez mais benefícios. É importante a manutenção da nossa representatividade perante o Comitê Gestor do ICP-Brasil na Plenária bem como a colaboração em seus comitê técnicos, para que as propostas de futuras decisões fiquem fundamentadas com a opinião daqueles que atuam no balcão, trazendo assim  mais confiança para os usuários.

Iniciamos debates sobre a necessidade de  evitar a ‘canibalização’ do sistema, com a abertura de tantos pontos de atendimento com instalações técnicas inadequadas. Informamos sobre um convênio  firmado para a realização da auditoria anual, com preço diferenciado para quem é associado da AARB.

Estamos estudando, também, um convênio com seguradoras para um seguro de responsabilidade civil e lucros cessantes específico para a nossa área, devido a grande responsabilidade financeira que temos, no caso de algum problema com o certificado digital. E outras novidades virão. São demandas que vão surgindo e que podemos apresentar nas reuniões.

Qual mensagem deixaria para as ARs que ainda não conhecem a AARB?

O grande benefício que a autoridade de registro terá participando da AARB é a interlocução com as autoridades certificadoras e com o Governo, porque temos uma representação no ITI onde decidimos as principais normas que refletem no dia a dia de nossa atividade.

Fazemos reuniões mensais com os associados, através da internet, com a finalidade de discutir os principais temas do mercado de certificação digital e informar as decisões das reuniões com Comitê Gestor do ICP Brasil. Por enquanto, fazemos de duas a três reuniões anuais com a presença de todos os associados, aproveitando os principais eventos da certificação digital.

Temos um importante papel na implementação do código de ética. Já estamos fazendo um trabalho com a ANCD para que não haja uma proliferação de pontos de atendimento como esta acontecendo hoje. Cada reunião que fazemos é uma troca de experiências, porque temos ARs veiculadas a várias ACs e cada um tem um modus operandi diferenciado e isso faz crescer a atividade porque é nessa troca que aplicamos todas as experiências em nossas operações. Desde que foi fundada, em pouco anos de existência a AARB já teve diversas conquistas em relação ao mercado de certificação digital. Graças a nossa intervenção técnica junto às autoridades, muitas coisas foram evitadas para que não houvessem prejuízos ao segmento. Por isso é importante que tenhamos mais associados para ouvirmos ainda mais as demandas existentes de todos os cantos do país.

Gostaria de deixar um agradecimento ao ITI, à Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Nacional – Abrid, por permitirem a realização de nossa pequena reunião em paralelo ao 14º CertForum. Também ao nosso organizador, o portal CryptoID, e as empresas Certisign, Safeweb, Soluti e Valid que apoiaram o II Workshop AARB. Foi um momento importante, onde estavam reunidos todos os players da certificação digital do Brasil.

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One