Notícias

Empresário pode dar entrada ao processo empresarial sem sair de casa

Documentação pode contar com protocolização pelo Portal Facilita Alagoas, sistema onde também é disponibilizado o processo autenticado

Texto de Hotton Machado
 
Alagoas dispõe da possibilidade do registro empresarial ser feito de forma totalmente online, com a protocolização da documentação sendo realizada por meio do Portal Facilita Alagoas – interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.

Dessa forma, o empresário que deseje promover algum arquivamento relacionado à abertura, alteração ou baixa do negócio conta com o serviço sem precisar sair de casa para dar entrada à documentação em alguma unidade de atendimento da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal). A funcionalidade também está disponível para os processos relacionados aos eventos exclusivos, aqueles que não interferem nas entidades integradas à Redesim, como, por exemplo, o balanço patrimonial.

Iniciado a partir de 2015, o serviço de entrada online de processos é disponibilizado para todas as naturezas jurídicas de registro da Junta Comercial, com destaque para empresário individual, sociedade limitada, empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli), cooperativas e sociedades anônimas.

Para o presidente da Juceal, Carlos Araújo, a possibilidade de promover o registro de forma totalmente online traz benefícios em relação ao custo do processo, poupando ainda tempo e resguardando a segurança jurídica de qualquer processo empresarial.

“A entrada digital já é uma realidade, o que precisa haver ainda é uma mudança de cultura por parte dos nossos clientes em utilizar esse serviço. Com ele, o processo ganha em agilidade, onde o profissional que lida com o registro não precisa se deslocar para colher assinaturas, organizar o processo e depois protocolar. Tudo é feito com alguns cliques no Facilita Alagoas, nesse sistema que conta com uma total adaptação a esse tipo de serviço, não apresentando qualquer problema para que o cliente assine a documentação”, ressaltou.

O presidente ainda destacou que a protocolização é a única etapa do processo de registro empresarial que tem a possibilidade de ser feita de maneira física ou digital, sendo todo o restante do fluxo feito online. Depois de protocolado o processo, ele caminha via sistema Junta Digital para a fila de análise, o que pode ser feita também em regime de teletrabalho, priorizando inclusive o serviço do analista.

Na escolha pelo processo com entrada online, o cliente deve dispor do certificado digital para que seja assinada a documentação. Para esse serviço, deve ser utilizado o certificado de tipo e-CPF, aplicando-se para a assinatura do empresário ou de cada sócio. Os certificados podem ser dos modelos A1 (arquivo) ou A3 (token ou cartão).

Depois de assinada a documentação e protocolado o processo, ele caminha pela fila online, onde, após a análise por parte da Juceal e possível deferimento, é autenticado e disponibilizado para acesso do cliente no Portal Facilita Alagoas, com um prazo de até 48h.

Agência Alagoas

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One