Notícias

Determinação do Contran permite emissão on-line de licenciamento

Documento será vinculado à carteira digital de trânsito. O motorista também pode solicitar ao Detran o envio por e-mail e a emissão em papel

Quem adquirir ou trocar de veículo pode ter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) diretamente em meio eletrônico. A emissão via internet substitui a necessidade do documento em papel e será anexada diretamente na Carteira Digital de Trânsito
 
A deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada em 31 de dezembro, no Diário Oficial da União (DOU). Quem preferir o documento no papel pode imprimir em casa ou solicitar a emissão ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). O CRLV-e terá leitura do código de barras bidimensionais dinâmico (QRCode), que permitirá o uso tanto por meio do aplicativo como na versão impressa. 
 
Para transitar em outro país, o condutor deverá portar obrigatoriamente a versão impressa. O documento on-line só é valido em território nacional. 
 
A validação do CRLV-e será feita após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One