Notícias

Contas Ouro do GOV.BR tiveram um crescimento de 58,4% em 2023

Neste nível, a identificação dos cidadãos é mais segura. Os usuários possuem acesso a todos os 4.200 serviços e a todas as funcionalidades do GOV.BR
Pixabay

O número de Contas GOV.BR de nível Ouro teve um crescimento de 58,4% em 2023, o que representa um aumento de 18,8 milhões de pessoas com cadastro neste nível no período. Além de possibilitar o acesso a todos os mais de 4.200 serviços digitais e funcionalidades do GOV.BR, as contas Ouro também possuem nível máximo de segurança, garantindo assim a identificação dos cidadãos. No total, 155 milhões de brasileiros cadastros no GOV.BR. Destes, 51 milhões possuem esse nível máximo de identificação. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (18/12) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). 

“O GOV.BR facilita a vida dos cidadãos, esta é uma ferramenta desenvolvida para simplificar o acesso das pessoas aos serviços públicos”, disse o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. Para o secretário, os números robustos do GOV.BR demonstram a confiança dos brasileiros na plataforma. “Somente neste ano, tivemos mais de 116 milhões de brasileiros que utilizaram o GOV.BR. São brasileiros que podem ser acessar os serviços, por exemplo, a partir do seu celular, sem a necessidade de deslocamentos e filas”, complementou. 
 
A conta GOV.BR permite fazer transações com o governo de forma online. A partir do GOV.BR, é possível acessar serviços públicos digitais como a Prova de Vida, assinar documentos digitais em processos eletrônicos, além de realizar outras ações. Outros serviços disponíveis para os cidadãos são o Conecte SUS, ENEM, Fies, Carteira de Trabalho Digital, Sougov (exclusivo para servidores públicos federais), eSocial, Serviços da Receita Federal e documentos militares. 
 
Além dos 51 milhões de Contas GOV.BR Ouro, existem outras 24,2 milhões de contas de Prata. Neste nível de identificação, os cidadãos também já possuem um nível alto de segurança, tendo acesso a todas as funcionalidades da plataforma e à maioria dos serviços digitais.  
 
Cadastro
 

O cadastro no GOV.BR é simples e intuitivo, siga o passo a passo desenvolvido pela equipe do ministério: 

– Acessar a loja de aplicativos a partir do seu dispositivo. 

– Fazer o download e abra o aplicativo. 

– A partir deste momento, o processo é igual ao do portal: digitar seu CPF e clicar em “Continuar” para criar ou alterar sua conta. 

Ao realizar o cadastro, o cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS.  Todavia, este formulário só permite o nível Bronze. Atualmente, existem 79,8 milhões de contas neste nível.  

Neste caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta oferece o aumento de nível de conta automaticamente. Para subir para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH ou ser servidor público federal ou fazer o login pelo banco, caso este seja um dos 12 que estão credenciados. São eles: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay. 

Já a conta Ouro exige o reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou validação a partir do QR Code da sua Carteira de Identidade Nacional ou com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil. Em caso de dúvidas sobre o aplicativo GOV.BR, acesse a página gov.br/conta.

 

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One