Notícias

Certificado Digital ICP-Brasil garantirá a segurança no Sistema Open Banking

Em ação conjunta com o Banco Central do Brasil (BC) e o Secretariado do Open Banking, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) promoveu videoconferência com as Autoridades Certificadoras da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e representantes do Projeto Open Banking para nivelar e compartilhar as informações técnicas do formato de certificado digital que será utilizado no Open Banking.

Na oportunidade, a equipe técnica que coordena a implantação  do Open Banking no Brasil, apresentou o projeto de implementação, as informações técnicas, o cronograma e a necessidade de oferta de certificado digital ICP-Brasil para reforçar a segurança nas comunicações entre as entidades que irão compor o sistema.

Algumas Autoridades Certificadoras informaram ter condições de antecipar as atualizações necessárias já para as próximas semanas, ainda que o cronograma do projeto considere a operacionalização do serviço para início do mês de julho.

Entenda

O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central do Brasil publicaram em maio de 2020 a Resolução Conjunta nº 01/2020, que dispõe sobre a implementação do Sistema Financeiro Aberto (Open Banking) no Brasil.

Open Banking é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e infraestruturas de tecnologia.

 Fonte: ITI

Com informações do Banco Central do Brasil.

Imagem de moritz320 por Pixabay 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One