Notícias

Certificação ICP-Brasil é tema de mesa redonda durante I Fórum de Telemedicina

Nesta terça, 20, centenas de médicos, professores universitários, especialistas e interessados no tema da tecnologia e informática na saúde participaram no I Fórum de Telemedicina – Informática em Saúde, evento promovido pelo Conselho Federal de Medicina – CFM realizado na sede do conselho, em Brasília.

O assessor técnico do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Ruy Ramos participou da mesa redonda “Tecnologia Disponível e Segurança”. Coordenada pelo médico pesquisador da Universidade de São Paulo Chao Lung Wen, a mesa ainda contou com a fala do professor da Universidade Federal de Santa Catarina Jean Martina.

Em sua fala, Ramos destacou os avanços na identificação humana dos profissionais que atuam na área da telemedicina. Segundo o assessor, a realização de procedimentos médicos complexos a distância, como cirurgias e exames, deve estar associada a uma identificação legal, segura e inequívoca.

“Ainda não foi desenvolido qualquer tipo de segurança de identificação e assinaturas digitais mais robusto do que as assinaturas digitais de criptografia assimétrica. A classe médica no Brasil está entre as maiores utilizadoras dessa tecnologia pois, ao aderir a certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira lança mão dessa robusta forma de identificação e assinatura”, destacou o assessor. cfm2

ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

20/07

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One