Notícias

CertForum retorna ao modelo presencial com sucesso absoluto

Em sua vigésima edição, o evento apresentou o que há de mais atualizado nos contextos da identidade civil nacional e da certificação e assinaturas digitais no Brasil e além, nos cenários internacionais abordados. 

“Estou seguro que nosso público teve suas expectativas atendidas e que deixaram o evento com conhecimento de qualidade para a consecução de seus próprios projetos.”, declarou o Diretor-Presidente Substituto Maurício Coelho.

Entre os temas apresentados em 2023, merecem destaque:

Garantia do Direito à Identidade – Durante o painel, foram expostos os sérios problemas decorrentes do sub-registro e da falta de um documento de identidade civil seguro no Brasil. O painel ressaltou  a urgência e a importância de promover uma transformação significativa no cenário de registro e identidade civil de pessoas no país.

Apresentação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) – Como solução para os problemas apresentados no painel inicial, foi apresentada a CIN, documento que estabelece um padrão de emissão e modelo para todos os órgãos de identificação estaduais, mitigando as fraudes de identificação no Brasil.

Números ICP-Brasil – No mais tradicional painel do fórum, foram exibidos os dados de performance mais recentes da ICP-Brasil, tendo por destaque o impressionante aumento das emissões de certificados ao longo dos últimos anos, o crescimento da utilização do canal de atendimento por videoconferência e o aumento do uso de certificados digitais em nuvem.

Assinaturas Eletrônicas  – Foram apresentadas as diferenças, no âmbito jurídico, entre as Assinaturas Eletrônicas.

Propostas Normativas – O painel detalhou as propostas de modernização da ICP-Brasil.

Registro Eletrônico de Medicamentos e Substâncias Controladas – Neste painel foi apresentado o projeto entre o ITI e a ANVISA, que trata do registro de dispensação de medicamentos e substâncias controladas.

Entre os temas internacionais, foram abordados: 

eIDAS, a regulamentação criada para fortalecer a confiança no sistema de transações online do mercado único europeu; as novidades sobre a interoperabilidade das assinaturas eletrônicas na região do Mercosul; a assinatura digital transfronteiriça na América Latina e os avanços da assinatura digital no âmbito do maior grupo latino-americano de integração.

Confira aqui as apresentações

Confira as fotos do evento: 

19/09
20/09
21/09

Sobre

O CertForum é um evento realizado pelo ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

A edição 2023 contou com patrocínio ouro das empresas AC Consulti Brasil, Certificaminas, CertiSign, Grupo Certy, Qualitycert, Online Soluções Digitais, Safeweb, Serasa Experian, Soluti, Syngular e Valid e patrocínio bronze da DigitalSign. E com o apoio institucional da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital (ANCert), Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital (ATID), portal Crypto ID e do Instituto Internacional de Identificação (InterID).

 

Fonte e fotos: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One