Notícias

Cerca de 70 milhões de brasileiros usam serviços digitais do Governo Federal

Um em cada três brasileiros já tem conta na plataforma Gov.Br
 

Além de acelerar a digitalização de serviços, o Governo Federal também está aumentando a integração deles à página de acesso do Portal Gov.Br, beneficiando cada vez mais brasileiros, que podem utilizar centenas de serviços com apenas um login e senha. Por conta dessa facilidade, o número de pessoas cadastradas na ferramenta vem crescendo rapidamente e já ultrapassou a marca de 70 milhões de usuários. 

De acordo com o Ministério da Economia, o formato de login único agiliza o acesso das pessoas aos serviços, uma vez que não é preciso criar login e senha para cada um dos serviços a acessar. Atualmente, 1.484 serviços públicos federais, estaduais e municipais estão integrados ao Gov.Br. Com a integração as pessoas não precisam se deslocarem para solucionar suas demandas. Além disso, o serviço 

Balanço 

De janeiro a junho deste ano, mais de 25 milhões de pessoas criaram suas contas no login único. O incentivo ao uso dos serviços digitais é uma diretriz prevista na Estratégia de Governo Digital 2020-2022, lançada em abril, no âmbito da ação “um governo integrado”, que tem como um de seus objetivos o acesso digital único do cidadão aos serviços públicos. 

Serviços mais acessados

Os serviços mais solicitados neste momento no login único são a Carteira de Trabalho Digital; o Meu INSS (do Instituto Nacional de Seguro Social); o site da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim); além da Carteira Digital de Trânsito.

Com a ferramenta, o cidadão pode utilizar serviços públicos não apenas do governo federal, mas também do Distrito Federal e de mais nove estados: Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia. As 27 Juntas Comerciais espalhadas pelo país também já estão integradas ao sistema, além de 38 municípios.

Alguns serviços integrados recentemente ao login único foram o Regularize, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, e o Conecte SUS do Ministério da Saúde.

 Números do login único

 Hoje são oferecidos 1.484 serviços públicos federais, estaduais e municipais. 

70 milhões de pessoas, ou seja, 1/3 da população brasileira, já está cadastrada no login único.  

Como era antes:

Órgãos do governo federal, dos estados e dos municípios atuavam de forma isolada, sem coordenação com as iniciativas de transformação digital do governo federal, resultando na sobreposição de esforços. Além dessa questão, o cidadão precisava preencher diversos cadastros e memorizar nomes de usuário e senhas diferentes para cada site ou aplicativo dos órgãos públicos.

Como ficou:

Atualmente, o cidadão memoriza apenas um login e uma senha. Com isso, os usuários passaram a consumir serviços públicos com acesso cada vez mais fácil, independentemente de quem presta o serviço.

 

 

Com informações do Ministério da Economia

 

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One