Notícias

Carlos Fortner deixa o comando do ITI

Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação foi exonerado em ato publicado no último dia 07 de julho

O Ministro da Casa Civil Luiz Eduardo Ramos, em ato publicado no Diário Oficial da União, no último dia 07 de julho, exonerou do cargo de Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Carlos Roberto Fortner. Um novo nome ainda não foi anunciado pelo Governo Federal.

Fortner assumiu o cargo em 04 de junho de 2020. Durante sua gestão, de pouco mais de um ano à frente do ITI, foram anunciadas importantes medidas para o Plano de Transformação Digital governamental, como a ampliação das possibilidades de assinaturas eletrônicas nos serviços públicos digitais e a sanção da Lei nº 14.063, que reconhece as assinaturas digitais no âmbito da ICP-Brasil como assinaturas eletrônicas qualificadas.

Também foi viabilizado o certificado digital de objetos metrológicos, com o credenciamento do Inmetro como Autoridade Certificadora de 1º nível da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), com o intuito de combater as fraudes que ocorrem nas bombas de combustíveis.

Os sucessivos recordes de emissões de certificados digitais em 2021, em comparação ao ano de 2020, também foram destaque, o que demonstra um crescimento na massificação do uso da tecnologia.

Atuação da AARB

A Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) realizou durante a gestão de Fortner diversas reuniões e colaborou na comunicação entre o mercado e o governo na melhoria, simplificação e no entendimento das mudanças do uso da tecnologia para os empresários e o público externo.

“Agradecemos o empenho de Fortner, sempre à disposição para sanar as dúvidas e na transparência de toda a gestão. Nestes tempos de pandemia, a comunicação entre o governo, entidades e a sociedade civil não sofreu abalos, muito pelo contrário. Foi produtivo e nos deixou mais uma lição de como a tecnologia, se bem utilizada, é um fator essencial para o crescimento da economia. A segurança das informações, diante dos recentes casos de fraudes e vazamentos de dados de empresas e entes públicos, é essencial e a tecnologia do certificado digital ICP-Brasil proporciona esta proteção”, diz o presidente-executivo da AARB Edmar Araújo.

Confira aqui o balanço da gestão de Carlos Fortner

Por Fernando Olivan, com informações do ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One