Notícias

Bolsonaro oficializa privatização do Serpro

Decisão foi após Salim Mattar afirmar que funcionários de estatais vendem dados dos cidadãos

O governo do presidente Jair Bolsonaro oficializou nesta quinta-feira (23) a inclusão do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) ao Programa Nacional de Desestatização. 

A notícia vem logo após o secretário especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, Salim Mattar, afirmar em uma entrevista à Rádio Gaúcha que funcionários públicos do Serpro e da Dataprev vendem os dados dos cidadãos, e que por isso essas estatais devem ser privatizadas.

De acordo com o secretário a privatização da Dataprev também já está prevista. 

“O Serpro e a Dataprev já estão no Programa Nacional de Desestatização (PND),[as empresas] serão privatizadas”. 

A Dataprev responsável pelo processamento de dados da Receita Federal, e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) parecem viver um momento delicado.

Para Mattar, a privatização é necessária visto que “empresa estatal não funciona bem”. O secretário argumenta que em países como os Estados Unidos os dados são geridos por companhias privadas. 

“Os nossos dados (sigilosos) estão sendo vendidos por servidores públicos dessas estatais. Então nós temos que privatizar. Porque aí tem legislação e poderemos processar essas pessoas. Hoje, todos nossos dados bancários estão nos bancos, no entanto nossos dados são privados. Se um banco abrir os seus dados, ele pode ser fechado. Por isso precisamos privatizar Dataprev e Serpro. A iniciativa privada é mais cuidadosa que a empresa pública e não permitirá que esses dados sejam distribuídos ao mercado. Se fosse (instituição) privada, não aconteceria isso”, afirmou o secretário.

Fonte: Bitcoin News

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One