Notícias

ACs de Notários, Registradores e Corretores de Seguros reúnem-se com diretor-presidente do ITI

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, recebeu na tarde desta quinta-feira, 14, na sede do Instituto, em Brasília, representantes de algumas das Autoridades Certificadoras – ACs da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, ligadas aos notários, registradores e corretores de seguro, AC BR, AC Notarial, AC Sincor, AC Sincor Rio e AC Fenacor.

Destacando o alinhamento das entidades ao discurso da nova gestão do ITI, o representante das ACs BR, Notarial e Sincor Rio, Rodrigo Paiva, falou sobre a importância da ICP-Brasil para o desenvolvimento do país. “A desburocratização é uma das grandes propostas do Governo Federal e o certificado digital ICP-Brasil será fundamental nesse processo. Acreditamos que os Cartórios, presentes em todos os Municípios do Brasil e com expertise em identificação de pessoas e segurança jurídica, poderão contribuir com a desburocratização do país”, afirmou Paiva.

Em seguida, José Nagano, das ACs Sincor e Fenacor, falou sobre a modernização que o certificado digital garantiu ao setor de seguros. “Atualmente já utilizamos contratos totalmente digitais no setor de seguros. O processo eletrônico, com assinatura ICP-Brasil, é mais rápido e seguro. Queremos colaborar para o fortalecimento da ICP-Brasil para que outros setores se beneficiem dessa tecnologia”, destacou Nagano.

O diretor-presidente do ITI agradeceu a visita e afirmou que trabalhará para possibilitar a digitalização de mais serviços no país. “A desburocratização é uma das metas do Governo Bolsonaro. Muitos serviços de balcão passarão para o meio digital. Nesse processo, o certificado ICP-Brasil garantirá segurança e validade jurídica”, explicou Buz.

Além de tornar a ICP-Brasil mais moderna, as representantes das ACs BR, Notarial e Sincor Rio, Priscila Figueiredo e Cinthia Higa, alertaram para importância de uma divulgação mais eficiente do certificado digital e de seus benefícios, para que a população tenha real interesse em adquirir o documento.

Em relação as propostas apresentadas, Buz enfatizou que trabalhará em conjunto com as empresas, associações e entidades ligadas ao setor de certificação digital para promover a modernização da ICP-Brasil. “Desejo que o ITI se aproxime cada vez mais de diversos setores, o de cartórios e seguros, por exemplo, ampliando parcerias e possibilitando a construção de trabalhos conjuntos”, finalizou Buz. A reunião teve ainda participação do assessor técnico da presidência do ITI, Eduado Lacerda, e da assessora do diretor-presidente do Instituto, Ângela Maria.

Fonte: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One