Notícias

1° Workshop Internacional de documento eletrônico (WIDE)

Encerrou-se, na última sexta-feira, 28 de abril, o 1° Workshop Internacional de documento eletrônico (WIDE), evento realizado pelo Laboratório de Segurança em Computação (LabSec) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
 
No dia 27, o evento destinado a técnicos, pesquisadores e gestores em segurança da informação, abordou como foram concebidas as Listas de Confiança, o contexto europeu, o contexto no âmbito do Mercosul e a evolução técnica.
 
No segundo dia foram apresentados os Sistemas de Gerenciamento de Certificados, o VALIDAR, serviço de validação de assinaturas eletrônicas, o projeto do INMETRO de certificação digital em bombas de combustíveis e o Sistema de Emissão de Certificados de Atributos.
 
O ITI foi representado pelo Diretor-Presidente substituto, Maurício Coelho e pelo coordenador-geral de inovação, cooperação e projetos do ITI, Ruy Ramos. Já a UFSC pelo Professor Jean Martina, por Pablo Rinco Montezano, Giovani Pieri e Arthur Gabriel Crippa Milanez. O Inmetro, representado pelo Chefe de Divisão, Rodolfo Saboia Souza. E a Red Gealc (Red de Gobierno Electrónico de América Latina y el Caribe), por Roberto Lopez. Também participaram dos debates os representantes dos países do Mercosul, Marcelo Hermigarate (Argentina), Lucas Sotomayor (Paraguai) e Adolfo Nidegger (Uruguai), e os representantes do Chile, Eduardo Espinoza (remoto) e Gonzalo (presencial).
 
A gravação na íntegra do evento, bem como as apresentações serão disponibilizadas no site do evento: https://wide.ufsc.br/

Fonte: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One