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Ranking avalia ofertas de serviços públicos digitais em estados

Por Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional – Brasília

Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Paraná lideram a oferta de serviços públicos digitais. Esse é o ranking da nova edição do Índice Abep-Tic, divulgado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação, e que mede a eficiência da máquina pública. 

Os cinco estados em destaque fazem parte da lista de 17 unidades federativas já integradas ao gov.br, plataforma de relacionamento do governo brasileiro com o cidadão.

A avaliação foi feita entre abril e maio deste ano e foram considerados 35 critérios, como, se os principais serviços públicos dos governos são disponibilizados por meio digital; e se a oferta de serviços tem considerado as melhores práticas em governo digital.

Além disso, foram analisados também serviços como utilização de assinaturas eletrônicas, boletim de ocorrência online de violência doméstica ou contra a mulher, consulta online de medicamentos, solicitação e emissão online de diplomas do ensino médio e transferência online de alunos entre escolas da rede estadual.

Atualmente, 16 estados e o Distrito Federal estão integrados ao gov.br, oferecendo ao cidadão acesso aos serviços da unidade federativa com login e senha únicos da plataforma para se identificar. É o caso do pagamento do IPVA, por exemplo, que o cidadão pode utilizar, se o estado já tiver disponibilizado o serviço online para a população.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

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