Notícias

Tramitação digital de documentos chega a 100 órgãos e entidades

Projeto do Ministério da Economia já possibilitou o trâmite eletrônico de 222 mil processos entre diferentes órgãos e entidades desde 2019

O Barramento de Serviços do Processo Eletrônico Nacional (PEN) atingiu, nesta sexta-feira (16/4), a marca de 100 órgãos e entidades contemplados. Desenvolvida pelo Ministério da Economia (ME), a ferramenta digital permite a tramitação de processos administrativos entre diferentes órgãos. Desde 2019, a plataforma já possibilitou o trâmite eletrônico de mais de 222 mil documentos, com uma economia mensal estimada em R$ 600 mil.

“Esta é uma plataforma digital que simplifica o dia a dia de trabalho no serviço público e ainda reduz os gastos do governo”, explica o secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Cristiano Heckert. “A importância do barramento está demonstrada pela amplitude de sua utilização, contando com a participação de entes de todas as esferas dos Três Poderes, além de Tribunais de Contas e Ministério Público.”

Segundo o secretário, o barramento permite a tramitação de maneira segura e com confiabilidade de entrega entre órgãos ou entidades que possuem os mais diferentes sistemas de processo administrativo eletrônico. “É o governo simplificando a gestão, de forma digital e segura, para que os órgãos mantenham o foco nas atividades finalísticas, em formular políticas públicas e fornecer serviços públicos”, complementa Heckert.

Mais informações sobre as ações do PEN

Imagem de Joshua Woroniecki por Pixabay

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One