Notícias

Emissão de alvará de construções em Curitiba passa a ser on-line

Construtores de Curitiba podem agora fazer todos os trâmites necessários para conseguir um alvará por meio de um sistema on-line. É possível fazer desde a solicitação, passando pela análise do projeto até a emissão do documento, sem a necessidade de comparecimento físico e muito menos emissão de papelada. A novidade está valendo desde quinta-feira e promete simplificar esse procedimento para licenciamento de obras.

O serviço pode ser solicitado pelo site da prefeitura, evitando assim filas, burocracia e falhas no processo. “Estamos quebrando paradigmas e avançando na oferta de serviços com mais agilidade e simplificação dos processos”, disse Julio Mazza, secretário municipal de urbanismo.

Como funciona?

Segundo a prefeitura, a solicitação de Aprovação de Projeto Simplificado é feita no Portal de Serviços, pelo autor do projeto, usando o certificado digital do tipo A3. Para o acesso é necessário efetuar o cadastro no e-cidadão.

O projeto será submetido à análise técnica e, após deferimento, o documento eletrônico e a prancha aprovada ficam disponíveis no Portal de Serviços. A autenticidade do documento poderá ser validada por terceiros através de chave de acesso.

Serviço

Dúvidas sobre como acessar os novos serviços on-line podem ser sanadas no Manual do Usuário, disponibilizado pela Secretaria Municipal do Urbanismo.

Tribuna PR

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One