Notícias

Assembleia digital ajuda debenturistas

Regulador determinou que reuniões sejam gravadas

Por Juliana Schincariol — Do Rio

A recente regra que permitiu a realização de assembleias de debenturistas de forma digital vai permitir acelerar a repactuação de dívidas das companhias, segundo especialistas ouvidos pelo Valor. A medida é necessária com o avanço da crise econômica causada pelo coronavírus e seus potenciais impactos nos negócios que podem afetar os títulos de dívida. A regra da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a instrução 625, foi editada na semana passada.

Assim como as assembleias de empresas abertas de maneira retoma, o voto a distância e a assembleia digital para debenturistas eram consideradas essenciais no momento do avanço do novo coronavírus no Brasil. “Desde o início da pandemia, em meados de março, têm sido convocadas assembleias de debenturistas para se discutir ‘waivers’ ou alterações de escritura buscando endereçar problemas de default causados pela crise”, disse o advogado Felipe Prado, do BMA Advogados.

Quando editou a regra para a realização de assembleias digitais de companhias, o regulador do mercado de capitais recebeu comentário do mercado a respeito das reuniões de debenturistas e decidiu fazer uma norma separada. A instrução 625 também vale para notas promissórias e certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) e agropecuários (CRAs). A audiência pública que antecedeu a norma teve duração menor do que a usual e limitou-se aos aspectos centrais à participação e votação a distância.

A regra vale para assembleias que já foram, inclusive, convocadas mesmo antes da edição da nova instrução. “A tendência agora é conseguir destravar uma série de pedidos de negociação que as companhias devedores estão fazendo”, afirmou o sócio do Bichara Advogados, Luiz Henrique Vieira.

O objetivo da CVM é proteger os donos dos títulos de dívida, com os cuidados adicionais que demandam uma assembleia a distância, disse o advogado Cesar Amendolara, sócio do escritório Velloza Advogados. Assim como nas assembleias de companhias abertas, o regulador determinou, por exemplo, que as reuniões sejam gravadas.

“Estamos recebendo demandas e preocupações de diretores e membros de conselhos de emissores de debêntures e outros títulos, principalmente em caso de empresas muito afetadas pela crise toda. Muitas das situações terão que ser discutidas em assembleia”, afirmou Amendolara.

Valor Econômico

 

 

 

 

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One