Notícias

Piauí se torna exemplo para outros Estados por ter Junta 100% digital

Piauí é o primeiro Estado do Brasil a ter uma junta comercial 100% digital e receberá, no mês de outubro, técnicos do Paraná para conhecer de perto como o Registro Digital está transformando as atividades da Junta Comercial.

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), que realiza  o registro dos atos empresariais e das sociedades mercantis, hoje está totalmente digital. Para chegar a esse cenário, foi necessário realizar o Registro Digital de todo o acervo da Junta, que resultou na digitalização de 200 mil empresas registradas ao longo 126 anos de atuação do órgão, que presta apoio ao desenvolvimento econômico do Estado.

Diante desse quadro positivo dentre os grandes Estados brasileiros, três técnicos do Paraná chegam a Teresina no mês de outubro para conhecer de perto como o Registro Digital está transformando as atividades da Junta Comercial.

Alzenir Porto, presidente da Jucepi, relata que foi todo um processo de descarte, para que a intensidade de informações e documentos que seguiam para extremas burocracias fossem filtrados.  “As pessoas têm medo de mudanças e nem sempre você pode chegar e fazer com que elas adotem a ideia”, falou.

Durante três anos, o sistema ficou disponível para que as pessoas adotassem por vontade própria. No entanto, necessitou de um impulso para ser aceito de modo geral, e a medida acabou se tornando pioneira no país.

“Nós, hoje, possibilitamos que o nosso contador e empresário possa trabalhar de qualquer lugar que ele esteja de maneira rápida e fácil, moderna, referência nacional, e eu faço questão de dizer que esse mérito não é da presidente, é de toda uma equipe que trabalha conosco aqui dentro, de órgãos e, principalmente, do governador Wellington Dias, que deu todo suporte”, conta.

Dados divulgados no fim de janeiro, pela Receita Federal do Brasil, informam que o Piauí ocupa a segunda posição no Ranking de Qualidade da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), ficando atrás apenas de Alagoas.

“Para a gente é motivo de orgulho e faz parte dessa mudança. Não é uma mudança de uma mão só, são de várias. Essa conquista é de vários órgãos parceiros, nós temos aí municípios que são parceiros fortes desse sistema”, agradeceu a presidente.

Seminário de Registro Digital

As inscrições para o seminário de Registro Digital estão abertas. Ele vai ser realizado no dia 30 de setembro, às 18h, em Teresina, pela Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí (Sebrae-PI). O seminário será realizado no auditório do Sebrae, localizado no endereço Av. Campos Sales, 1046 – Centro (Norte), Teresina – PI.

Nesta edição terá uma palestra especial do diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) do Ministério da Economia, André Santa Cruz, que falará sobre as ações de desburocratização e simplificação do registro empresarial promovidas pela Medida Provisória nº 881, mais conhecida como MP da Liberdade Econômica.

No segundo momento do evento, terá o treinamento realizado pelo gestor de TI, Rafael Oliveira, sobre a ferramenta de registro digital, que permite a abertura, alteração e baixas de empresas pela internet no portal Piauí Digital.

Foto: Alzenir Porto | Crédito: José Alves Filho

Fonte: meionorte.com

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One