AARB notícias

Encontro de ARs promovido pela AARB é sucesso de público

Mais de 200 profissionais do setor de certificação digital compareceram ao evento na capital paulista

Um grande público prestigiou o Encontro das Autoridades de Registro realizado na sede da CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, nesta segunda-feira, 25. Mais de 200 pessoas puderam acompanhar uma palestra do diretor-presidente do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Marcelo Buz, a entrega do Prêmio AARB e importantes debates sobre o mercado de certificação digital.

ITI em sintonia com as ARs

O dirigente do Instituto, Marcelo Buz, enfatizou, durante sua apresentação, a importância das Autoridades de Registro na capilaridade do certificado digital no país. “Nós não temos como garantir a capilaridade da Infraestrutura das Chaves Públicas Brasileira sem as ARs. Quando a ICP-Brasil entra nas ARs temos realmente a condição de tornar este serviço acessível para todo o Brasil” disse Buz. “Ainda temos muito a crescer. Vamos cada vez mais abrir o ITI para o mercado e é de suma importância que a ICP-Brasil esteja em sintonia com vocês”, completou.

Diretor-presidente do ITI Marcelo Buz durante palestra no Encontro das ARs

Buz lembrou que entre as cinco pautas do Governo Bolsonaro – reforma da previdência, segurança pública, combate à corrupção, desburocratização e digitalização – três têm a certificação digital como instrumento principal para garantir sua concretização. “A certificação pode ajudar no combate à corrupção, na digitalização, pois o Governo vai transformar em atendimento digital mais de mil serviços públicos e na desburocratização, então, nem se fala”, enfatizou. Ao final da apresentação, Buz respondeu as dúvidas dos presentes.

A partir da esq., presidente-executivo da AARB, Edmar Araújo, diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz e os diretores da AARB, Paulo Milliet Roque e Bruno Linhares

Prêmio AARB

Ainda durante o evento foi entregue o Prêmio AARB, um reconhecimento aos profissionais que prestam relevantes serviços à certificação digital no país. Júlio Cosentino, fundador e vice-presidente da Certisign (in memorian), e a jornalista Regina Tupinambá, do portal de notícias Crypto ID, foram os primeiros homenageados.

Júlio Cosentino

“Ao tempo em que se redige uma dedicatória a quem se foi, é importante perguntar a nós mesmos se as palavras a seguir estarão à altura de seus idos. A resposta é que não há verbete capaz de expressar a importância daqueles que permanecem vivos dentro de nós.
O mais importante imperador romano chamava-se Júlio Cesar. Sua coragem de lançar-se ao desafio de criar o grande império romano foi motivo não apenas de contemplação, mas também algo imitado por todos os que depois dele vieram.
A ICP-Brasil teve o seu Júlio Cesar, que de modo e estilo muito próprios abriu estradas para uma sociedade tão sonhada por todos. Júlio travou batalhas, lutou contra ameaças, enfrentou desafios, enfim, triunfou em seu sonho.
O nome Júlio Cesar não é mera coincidência histórica. Trata-se da maior liderança surgida na ICP-Brasil, do alto executivo que sabia lidar com todos ao seu redor, do homem concorrido que a muitos dedicou tempo, carinho e amizade. É com alegria que hoje homenageamos a memória do líder que nos deixa um legado de simplicidade, competência e profissionalismo. É com saudades que lembramos de sua pessoa. É com respeito que estendemos nossos mais sinceros sentimentos a família, amigos e colegas de trabalho.”, disse o presidente-executivo da AARB Edmar Araújo.

Nicola Cosentino recebeu o prêmio em memória ao irmão Júlio. Muito emocionado, agradeceu a homenagem em nome de sua família. “É uma alegria chegar aqui e ver tanta gente reunida em cima de um projeto que ele iniciou e viu triunfar. É muita emoção”, disse.

Diretor-geral da AARB, Bruno Linhares (à dir.) entrega o Prêmio a Nicola Cosentino

Regina Tupinambá

“O desafio de comunicar está além de informar. Trata-se transformar a informação restrita a determinados grupos em elemento comum do imaginário dos leitores virtuais. O pioneirismo de Regina Tupinambá é um privilégio para todos os que leem o portal Crypto ID.
Vemos de perto a criação do primeiro veículo de comunicação social dedicado a certificação digital ICP-Brasil. Estamos diante da pessoa que valoriza nossas memórias e as estende a todos o que consomem suas matérias.
Regina, do latim, significa rainha. O reinado que se percebe neste valoroso serviço prestado por ela é o do servir a ser servido, o do agir para comunicar e o do informar para conscientizar. Mais do que um portal de conteúdo, o Crypto ID é o nosso acervo do que de melhor acontece na ICP-Brasil. Graças a Regina Tupinambá, mais de 50 mil pessoas, por mês, sabem de nós, do que fazemos e de como atuamos em prol do Brasil. O intangível que ela produz não tem preço e apoiar esta iniciativa será o mínimo que todos nós da ICP-Brasil podemos fazer por ela.”,  discursou o dirigente da AARB.

Regina Tupinambá, idealizadora e produtora de conteúdo do Portal Crypto ID, primeiro veículo de comunicação social voltado à certificação digital, agradeceu a AARB pelo reconhecimento. “Tem um significado muito importante este prêmio. Eu sempre valorizei muito o trabalho das Autoridades de Registro. Agradeço também os nossos patrocinadores que nos dão a possibilidade de fazer um jornalismo sério e imparcial”.

Diretor da AARB Helio Ribeiro entrega o Prêmio a Regina Tupinambá

Reunião com os associados

Durante a manhã foram realizadas as Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária com os associados da AARB, onde foram apreciadas e aprovadas as prestações de contas, o orçamento para o exercício de 2019, criação de grupos de trabalho, eleição de nova diretoria entre outros assuntos pertinentes à Associação e ao mercado das ARs.

Para o presidente-executivo da AARB Edmar Araújo, o sucesso do evento reflete uma nova fase da entidade. “Estamos sendo reconhecidos como uma importante voz que colabora para o crescimento das ARs no sistema nacional de certificação digital. Claro que temos muito a fazer ainda, especialmente no campo das relações e também na interlocução política com Brasília, mas acreditamos que demos um importante passo nesta inauguração do calendário da certificação digital em 2019.”

Agradecimentos

A AARB agradece as empresas que patrocinaram o evento, como a e-GAC, que fez uma exposição ao público de seu sistema de gestão para Autoridades de Registro, Idemia e a G+D. Também à CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, que disponibilizou seu espaço para que este evento fosse possível.

Veja aqui o álbum de fotos do Encontro AARB das Autoridades de Registro

Leia também

1 Comment

  • Encontro de ARs promovido pela AARB é sucesso de público | ExaTop Certificação Digital e Sistemas
    27 de fevereiro de 2019 at 15:01

    […] post Encontro de ARs promovido pela AARB é sucesso de público apareceu primeiro em […]

  • Leave a Reply

    Mais notícias

    Serviços

    Consultas Processuais
    Consulta Jurídica
    Clipping do DOU

    Convênios

    eGAC
    pki
    CryptoID
    Insania
    GD Giesecke+Devrient
    Serpro
    YIA
    Class One