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Bombeiros do DF já podem acessar a versão digital da identidade militar na plataforma GOV.BR

Militares são os primeiros entre as forças auxiliares a ter acesso ao documento de identificação em formato digital
Pixabay

A Carteira de Identidade Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) já está disponível, em formato digital, na plataforma GOV.BR. Com isso, os bombeiros do DF são os primeiros entre os militares das forças auxiliares a ter acesso à versão digital da identidade militar na carteira de documentos do GOV.BR. Inicialmente, a modernização contemplará os militares ativos, e, em uma próxima, etapa os inativos e pensionistas terão acesso ao mesmo modelo do documento na plataforma.

A identidade digital no aplicativo GOV.BR, que tem validade em todo o país, traz mais praticidade ao cidadão, permitindo o acesso aos dados de identificação diretamente pelo celular, sem a necessidade de ter o documento físico em mãos, o que garante mais segurança contra perdas e roubos.  

O documento – fruto da parceria entre o CBMDF e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, com o apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – junta-se a outros disponíveis na carteira do GOV.BR, como a CNH Digital. Ele facilita o acesso a outros serviços públicos no aplicativo, como a Prova de Vida, que também está acessível no formato digital a esses militares. A identidade está disponível também a todos os militares das Forças Armadas Brasileiras, tanto os da ativa quanto os da reserva.

Como acessar

Para acessar a Identidade Militar digital, é necessário baixar o aplicativo GOV.BR, disponível para smartphones com sistemas operacionais iOS e Android. Na página inicial do app, é necessário clicar em ‘Carteira de documentos’ e, depois, no ícone ‘+’, selecionar o documento desejado e clicar em “Adicionar documento”. Logo depois, o documento aparece na carteira de documentos.  

O documento digital no GOV.BR está disponível apenas para usuários que tenham níveis de identificação Prata ou Ouro na plataforma. Para aumentar o nível, o cidadão deve fazer o login com suas credenciais do internet banking ou realizar o reconhecimento facial no aplicativo. O reconhecimento das informações de identificação do militar só é realizado com pessoas que já tenham emitido a carteira em policarbonato, devido à digitalização dos dados.  

O sistema exige também uma revalidação do documento sempre que o militar for promovido, por meio de um processo de autenticação obrigatório realizado no próprio aplicativo. O registro de identificação vencido precisa ser renovado antes de ser incorporado ao app.

Fonte: Ministério da Economia

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