Artigo

Associação Nacional de Certificação Digital: Os cinco anos da ANCD

Em setembro, a Certificação Digital brasileira tem motivos de sobra para comemorar. Além da realização de seu mais emblemático evento, o CertForum, neste mês a maior entidade privada do setor, a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), completa mais um ano de fundação. São 5 anos de muito trabalho, ajudando a consolidar ainda mais o segmento no Brasil. A nossa entidade nasceu de muitos sonhos, o maior de todos, representar à altura os associados junto ao poder regulador.

Quando a ANCD iniciou sua trajetória, em 2014, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) tinha apenas 13 anos de existência e agora, em 2019, completou a maioridade. Nesses cinco anos de trabalho a ANCD ajudou a construir e a consolidar cada vez mais a imagem da ICP-Brasil e da certificação digital. Por meio de um trabalho coerente temos a convicção de que contribuímos de forma decisiva para a ampliação dos usos e benefícios do certificado digital.

Lutamos e temos como uma de nossas premissas tornar o certificado digital popular e dar acesso ao máximo de pessoas e empresas a essa tecnologia. De forma gradativa, graças ao esforço de pioneiros e entusiastas do nosso setor, como Júlio Cosentino, que liderou esse processo e que infelizmente nos deixou de forma prematura, quando justamente ocupava a presidência da ANCD, passamos a ter voz, a ter interlocução junto ao governo e à sociedade.

A ANCD é, afinal, por meio de seus associados, a representação de mais de 70% de todo o segmento no País. Por nosso trabalho, hoje temos assento no Comitê Gestor da ICP-Brasil, somos consultados nos temas importantes referentes à legislação do segmento e interferimos com peso em todos os interesses que envolvam a nossa atividade.

Nesse tempo todo conquistamos grande relevância pelo nosso trabalho, e recebemos reconhecimento público do nosso portfólio de ideias e proposições. Em nosso segmento somos consultados e participantes de todos os fóruns, eventos, reuniões e deliberações que envolvam o dia a dia e o futuro do setor. Soubemos, nesse período, conquistar parlamentares, jornalistas e a opinião pública e estabelecer uma interface muito importante com o Congresso Nacional e outros agentes decisórios.

Hoje, nossas demandas são sempre compartilhadas não apenas por nossos pares e associados, mas por setores da sociedade que compreendem de forma muito maior o papel simplificador da certificação digital no Brasil. Conquistamos muitos avanços em um curto espaço de tempo e temos muito mais por fazer ainda.

Os nossos associados lastreiam o setor da certificação. ANCD soube, por seu trabalho e forma de atuar, conquistar novos membros e engrossou suas fileiras. Hoje temos como associados ACBr, AC CACB, AC Certisign, AC Fenacon, AC Online, AC Serasa e AC Valid. A eles devotamos o nosso tempo e esforço e contamos, naturalmente, com todo o respaldo de que precisamos. Temos muito orgulho de constatar tantos avanços e eventos que nos tornaram mais fortes e organizados como representantes da Certificação Digital no Brasil.

Hoje, para se ter uma ideia, nossa assessoria jurídica monitora 87 proposições em andamento na Câmara dos Deputados e outras 13 no Senado e são todas matérias muito importantes e que podem, inclusive, serem transformadas em políticas públicas, combatendo fraudes e otimizando processos. Sabemos e estamos atentos às intenções propostas pela plataforma Brasil Digital, do governo federal, que desde a primeira hora conta com nosso apoio incondicional.

Hoje, a Certificação Digital tende a crescer ainda mais e está definitivamente implantada como uma infraestrutura essencial para a economia. Queremos ampliar ainda mais esse papel e seguir com os nossos objetivos, mostrar os inúmeros benefícios que o setor proporciona para pessoas físicas e jurídicas. O Certificado Digital garante integridade de conteúdo, certeza de autoria e validade jurídica em todas as instâncias, permite atos sem o uso de papel, o que nos torna sustentáveis sob a ótica do meio ambiente. Estamos promovendo a desburocratização e ajudando o Brasil a criar mecanismos mais ágeis para que as coisas andem na celeridade que as novas tecnologias exigem. Tudo isso com o menor índice de fraude e dentro da maior segurança possível. Atuamos no mais alto grau de profissionalismo e ética e promovemos, todo o tempo, o diálogo, sem o qual não haveria a possibilidade da coesão e da transformação.

Egon Schaden Júnior é presidente da Associação Nacional da Certificação Digital (ANCD)

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One