AARB notícias

Presidente do ITI reitera apoio e união no setor de certificação digital

Nesta quarta-feira, o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) Marcelo Amaro Buz conversou por telefone com o presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) Edmar Araujo. Na oportunidade, Buz destacou a importância das Autoridades de Registro para que a certificação digital ICP-Brasil seja massificada.

“Em um país com dimensões continentais como o nosso, apenas uma rede com capilaridade é capaz de disponibilizar certificados digitais a todos os interessados. É importante dizer que estamos diante do desafio de reduzir os possíveis entraves burocráticos sem abrir mão de nossa tão consolidada segurança no momento da emissão dos certificados”

Perguntado sobre o atual momento, o presidente do ITI destacou a publicação da nova composição ministerial do Comitê Gestor da ICP-Brasil. “Nesta terça, dia 26, o Presidente Jair Bolsonaro promoveu a chegada de três novos ministérios ao Comitê. Economia, Itamaraty e Secretaria de Governo da Presidência da República passam a integrar este importante colegiado. Esta renovação representa o novo Brasil, mais arejado e capaz de resolver suas demandas com celeridade, inovação e legalidade”

Por fim, Marcelo Buz reiterou a importância do apoio do setor para a retomada do crescimento da ICP-Brasil. “Os números de 2019 animam. Em dois meses são quase 900 mil emissões. Para continuarmos nessa crescente, estamos atentos a todos os processos, em especial aos de credenciamento. Por isso, estamos estudando novas métricas de análise dos pedidos de credenciamento e, ao mesmo tempo, nos adequando ao atual cenário de desafios. Podemos garantir que muito em breve a qualidade e a quantidade de despachos no site do ITI e no Diário Oficial da União serão elevadas e entrarão numa rotina de normalidade. Vamos nos unir e atuar em conjunto. Contem conosco”, finalizou Buz.

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One