Notícias

GOV.BR integra 11 instituições financeiras para facilitar acesso a serviços públicos digitais

Primeira adesão do ano, Banco Mercantil do Brasil passa a disponibilizar aos clientes acesso simplificado na plataforma de relacionamento do governo com o cidadão
 

O Banco Mercantil do Brasil, instituição financeira que tem como um dos serviços o pagamento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é a primeira do ano e o 11º banco a integrar-se ao GOV.BR. Isso vai permitir que mais de 3,5 milhões de clientes tenham acesso rápido e facilitado a serviços públicos digitais, utilizando as suas credenciais bancárias.

Além disso, os clientes do Banco Mercantil do Brasil poderão criar uma conta no GOV.BR e até mesmo qualificar sua conta para o nível Prata. Esse é um nível que dá acesso aos serviços públicos disponíveis no GOV.BR que exigem maior segurança na identificação das pessoas, como a Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, Valores a Receber, do Banco Central, e benefícios do INSS. 

LEIA MAIS – Portal único do governo traz riscos de segurança ao cidadão, alerta AARB

Em todas as 11 instituições financeiras integradas ao GOV.BR – Banco Mercantil, Itaú, Agibank, Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Banrisul, BRB, Santander e Bradesco – o procedimento do correntista é basicamente o mesmo: ao entrar na conta no GOV.BR [acesso.gov.br], o usuário já visualiza ‘Outras opções de identificação’ e, na sequência, clica em ‘Login com seu banco’. A próxima tela é a da logo dos bancos integrados, na qual o cidadão escolhe o seu banco. Não é necessário fazer a validação facial para obter a conta prata no GOV.BR, basta a validação bancária.

Como acessar a validação pelo seu banco

1. Acesse o link: acesso.gov.br

2. Acesse em ‘Outras opções de identificação’ a opção: ‘Seu banco’

3. Ao abrir a tela, clique no banco onde tem conta bancária

Nem a plataforma GOV.BR tem acesso a dados bancários do cidadão, nem o banco acessado recebe informações das pessoas que constam nos órgãos do governo federal. A integração das 11 instituições financeiras ao GOV.BR serve para qualificar a conta do cidadão a partir da conferência de dados já existentes em ambas as partes, aumentando a segurança. Trata-se de uma facilidade e uma proteção ao cidadão.

Saiba mais sobre os níveis da conta GOV.BR em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br.

Por que ter uma conta GOV.BR?

Facilidade, agilidade e comodidade são alguns dos principais benefícios que os usuários obtêm ao se cadastrar no GOV.BR. São mais de 143 milhões de pessoas cadastradas, com acesso simplificado a mais de  4 mil serviços públicos digitais.

Ao abrir no GOV.BR sua conta, que é gratuita, o usuário já é no mínimo nível Bronze, que permite acesso a uma boa quantidade de serviços. Mas os serviços considerados mais sensíveis, exigem conta Prata ou Ouro.

Fonte: Governo Digital

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One