AARB notícias

Emissões de certificados digitais batem recordes consecutivos

Em encontro virtual organizado pela AARB, Maurício Coelho, diretor do ITI, revelou o histórico de emissões de certificado digitas e os projetos para 2023

Pixabay

Durante o EncontrAR Alive, realizado pela Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) no dia 21 de março, o diretor-presidente substituto do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Maurício Augusto Coelho, apresentou um balanço das emissões de certificados digitais em 2022, quem vem batendo recordes consecutivos todos os meses: são mais de 8,4 milhões no ano passado, um crescimento de 12,6% em relação a 2021. Atualmente há mais de 11,8 milhões de certificados digitais ICP-Brasil ativos no país.

Confira os números completos aqui

Segundo Coelho, a projeção de emissões de certificados digitais para 2023 é de 9,7 milhões. “O ano de 2022 marcou a saída das restrições da pandemia, mas permaneceram as mudanças nos fluxos de trabalho. A imposição de se trabalhar de forma remota por vias eletrônicas acelerou o processo de transformação do analógico para os processos eletrônicos e aproveitamos para difundir ainda mais a ICP-Brasil, os certificados digitais e as assinaturas eletrônicas qualificadas.”

Os credenciamentos de Autoridades de Registro em 2022 também apresentaram um crescimento de 10,6% em relação a 2021. “Significa dizer que em 2022 a infraestrutura de emissores praticamente cresceu na mesma proporção das emissões de certificados”, disse o diretor.

Projetos para 2023

Sobre os projetos para este ano, Mauricio Coelho citou a AR Eletrônica, que tem como atribuição identificar e cadastrar usuários ICP-Brasil de forma não presencial, por canal de atendimento 100% eletrônico e totalmente automatizado. Também citou as bombas de combustível com certificação digital para objetos metrológicos, cujos primeiros modelos já foram aprovados pelo Inmetro. O intuito da medida é combater a sonegação fiscal e as fraudes no abastecimento dos veículos. A troca das bombas será feita de forma gradual pelos postos de acordo com o ano de fabricação.

“Apesar dos poucos modelos, esta é uma enorme porta de entrada, não só para objetos metrológicos, como também para a Internet das Coisas. O Inmetro priorizou as bombas de combustível, mas tem intenção de expandir o projeto para abarcar outros instrumentos de medição, como os de água, energia, balanças entre outros”, disse Coelho.

Também foram mencionados projetos de assinaturas eletrônicas nos documentos transacionados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a continuidade de acordos internacionais e também sanou dúvidas a respeito da relação de todos os ativos utilizados pelas Autoridades de Registro e a exigência de nota fiscal dos equipamentos.

Mauricio Coelho finalizou convidando os participantes do encontro para a edição 2023 do CertForum, que ocorrerá de forma presencial em Brasília nos dias 19, 20 e 21 de setembro. 

O EncontrAR Alive teve o patrocínio da Valid, Certificaminas, Link Certificação Digital, Safeweb, Certisign, Soluti, Online Soluções Digitais, CertFácil Certificação Digital, AC Consulti Brasil, Fenacon CD e Syngular

Também contou com os apoios institucionais do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ATID- Associação Brasileira de Tecnologia e Identidade Digital, ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital, CryptoID, Insania e Abrid – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One