Notícias

Presidente da AARB participa da 3ª CertLive

Edmar Araújo falou sobre a videoconferência nas emissões ICP-Brasil

A terceira CertLive, painel  virtual que antecede o CertForum 2021, contou com debates de dois temas bastante atuais no contexto dos 20 anos da ICP-Brasil: “Open Banking” e “Videoconferência nas Emissões ICP-Brasil”. O evento aconteceu nesta terça-feira, dia 06 de julho, e foi transmitido no canal do ITI no Youtube.

A CertLive foi comandada pelo diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Carlos Fortner, acompanhado do Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, e mediada por Célio Ribeiro, presidente-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid).

Para falar a respeito de Open Banking, o painel virtual contou com a participação do Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, Otávio Ribeiro Damaso e do representante do GT de Segurança do Open Banking Brasil, Marcos Aurélio Rodrigues. Agradecendo a oportunidade de debater sobre o tema, Damaso ressaltou a importância da parceria com o ITI, relembrando o trabalho realizado em conjunto com o Instituto, em 2001, quando foi implementado o projeto do Sistema de Pagamento Brasileiro (SBP) que, nas suas palavras, “foi a chave que mudou o sistema financeiro brasileiro”.

O diretor destacou três principais pontos sobre o Open Banking. “O primeiro ponto é o reconhecimento de que os dados e informações pertencem ao cliente bancário e ele tem o direito de usar essas informações em seu benefício. O segundo ponto diz respeito à padronização das informações e o terceiro é a transmissão dessas informações de forma digital e segura”, explicou.

Damaso finalizou falando a respeito das boas expectativas quanto aos serviços que serão oferecidos com a implementação do projeto. “Esperamos um sistema financeiro cada vez mais eficiente. Eficiente em termos de inclusão, eficiente em custos mais baratos para o cidadão, eficiente em termos de customização dos serviços financeiros, e isso vai ser possível com o Open Banking”.

Videoconferência trouxe novas possibilidades

Para falar a respeito da experiência da videoconferência como forma de emissão primária dos Certificados Digitais pela ICP-Brasil, a live contou com a participação dos representantes dos Prestadores de Serviço e Suporte (PSS), que tiveram a oportunidade de compartilhar um pouco de suas práticas quanto aos serviços oferecidos.

Os convidados foram os representantes dos Prestadores de Serviço e Suporte (PSS): Leonardo Gonçalves – PSS CertiSign, Fernando Moreira – PSS DigitalSign, Luciano Schewe – PSS Safeweb, Maurício Balassiano – PSS Serasa, Pedro Motta – PSS Serpro, Julio Mendes – PSS Soluti, Márcio Nunes – PSS Valid e o Presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Edmar Araujo.

Sobre a participação dos PSSs, o Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, salientou que “É importante frisar e enaltecer as falas que ouvimos aqui nesta noite. Melhor do que a gente, ITI, falar, é o depoimento de quem faz, de quem realiza a emissão de Certificados Digitais lá na ponta. O usuário ICP-Brasil hoje tem uma gama de possibilidades de serviços para a obtenção do certificado cada vez maior, o que traz a ele várias opções de canais competentes e seguros”.

Anfitrião do debate, o presidente do ITI, Carlos Fortner, explicou que “A emissão primária por videoconferência não concorre com as ARs e AGRS. Na verdade, esse é mais um canal para abranger um mercado que ainda está latente e muito pouco explorado pela ICP-Brasil.”

Fortner completou, “A videoconferência como canal para a primeira emissão de certificado digital ainda está na sua juventude. É nova, mas está crescendo rápido, veio para ficar e ainda tem um grande universo a ser explorado.”

O diretor-presidente do ITI ressaltou ainda que o mercado vive hoje um momento dinâmico e cada vez mais competitivo, passando por uma transformação do “produto certificado” para o “serviço certificação”. E recomendou ao usuário final fazer uma boa pesquisa de preços antes de escolher o seu fornecedor.

Para facilitar essa pesquisa, o site do ITI disponibiliza uma página que leva o interessado diretamente aos sites de cada uma das Autoridades Certificadoras (https://www.gov.br/iti/pt-br/assuntos/icp-brasil/autoridades-certificadoras).

Acompanhe como foi a 3ª CertLive:

CertForum 2021

O maior evento de Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) este ano será realizado nos dias 21, 22 e 23 de setembro, de forma 100% online, por meio de uma plataforma totalmente interativa, amigável e dinâmica.

O CertForum 2021 é um evento realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid. A edição conta com patrocínio das empresas CertiSign, Fenacon CD, Kryptus, Link Certificação Digital, Online Certificadora, Safeweb, Serasa Experian, Soluti e Valid. Acompanhe em breve mais informações em nossas redes sociais.

 

Com informações do ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One