Notícias

Câmara vai adotar sistema digital para protocolar projetos

A Câmara dos Deputados aprovou e promulgou nesta quinta-feira (31) a Resolução  12/19, da Mesa Diretora, que informatiza o processo legislativo (PRC 113/19).

Com isso, a Casa vai passar a adotar um sistema de autenticação digital para protocolar a apresentação de propostas e outras atividades legislativas, incluindo projetos de iniciativa popular.

O regimento interno já prevê a possibilidade de assinatura digital, mas atualmente a tramitação de todos os documentos no processo legislativo é feita de forma física, em papel, para atestar a autenticidade, autoria e validade jurídica. A Mesa Diretora ainda vai editar um ato para regulamentar a migração progressiva para o processo legislativo digital.

O objetivo é dar maior agilidade à tramitação, economizando o uso de papel e diminuindo o tempo de protocolo e outras atividades burocráticas, como autuação, apensação e desapensação.

O sistema ainda deve ampliar a transparência e publicidade dos atos de parlamentares, e evitar os riscos de extravios de documentos.

Reportagem – Francisco Brandão
Edição – Natalia Doederlein

Agência Câmara

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One