Notícias

Aeroporto de Roma lança “certificado digital” para Covid

A experiência começa nos aeroportos de Roma. Viajantes receberão resultados dos testes de Covid direto no celular.

Notícias positivas sobre a segurança no Aeroporto de Roma: foi lançado o “certificado digital” para teste de Covid-19.

Graças ao uso de novas tecnologias, então, agora é possível digitalizar o resultado do teste, com a possibilidade de recebê-lo diretamente no smartphone.

Uma solução que certamente vai melhorar a burocracia, evitar filas e minimizar contatos. Sem falar na importante economia de tempo em relação ao embarque.

Tudo isto é possível graças ao aplicativo AOKpass que, desenvolvido em colaboração com a ICC – Câmara de Comércio Internacional, permite obter uma espécie de certificado digital relativo aos resultados do teste de Covid-19.

A operação é realmente muito simples. O passageiro, na verdade, só precisa fazer o download do aplicativo em seu dispositivo móvel.

Assim que o teste for realizado no aeroporto de Fiumicino, conforme solicitado, o viajante receberá imediatamente o resultado em seu celular, que será mostrado em um código QR. Assim que o passageiro tiver que embarcar, ele poderá mostrar o código que será lido pelo assistente da companhia aérea.

Por enquanto, a experiência será feita pela Alitalia nos voos entre Roma e Nova Iorque. Rota que já conta com testes para os passageiros que embarcam nos Estados Unidos, e um segundo teste rápido dentro do aeroporto de Roma. Com isso, evita-se a obrigatoriedade de quarentena na chegada à Itália.

Certificado digital promete agilizar procedimentos

Este é, certamente, um grande passo para a segurança das pessoas e representa uma operação segura, simples, mas sobretudo útil para agilizar todos os procedimentos.

Afinal, nos próximos meses, espera-se que os passageiros façam testes rápidos ou moleculares com cada vez mais frequência antes dos voos. Principalmente para embarcar em destinos internacionais ou de longa distância.

Ao mesmo tempo, quando a campanha de vacinação começar de forma massiva, graças ao aplicativo será possível mostrar o certificado de vacinação – assim como um passaporte digital de saúde – e o acesso ao embarque com segurança.

Aeroporto Roma é um dos mais seguros do mundo

Não é por acaso que a experimentação começa nos aeroportos de Roma. Afinal, o aeroporto de Fiumicino foi nomeado não só pelo terceiro ano consecutivo como o melhor aeroporto da Europa, mas também um dos aeroportos mais seguros do mundo.

Ele obteve a pontuação máxima nos protocolos de saúde anti-Covid.

Da mesma forma, a Alitalia também pode ser considerada na linha da frente graças à higienização diária das aeronaves e à introdução de filtros HEPA e à circulação vertical que permite renovar e purificar o ar de bordo a cada três minutos.

Fonte: Italianismo

Imagem de Jan Vašek por Pixabay

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One