Notícias

AARB participa de reunião com Ministério da Economia, ITI e Serpro sobre AR Eletrônica

Na tarde de sexta-feira, 25, representantes do Ministério da Economia, ITI e Serpro se reuniram com o setor de certificação digital para debater a prova de conceito da Autoridade de Registro Eletrônica.

A AARB, ao lado de outras associações, esteve presente, representada pelo presidente-executivo e pelo diretor de tecnologia e inovação Edmar Araujo e Eduardo Assis, respectivamente.

Para operar como Autoridade de Registro Eletrônica, a AC precisará estar vinculada a um Prestador de Serviço de Confiança. O certificado emitido pela AR Eletrônica será exclusivamente em nuvem e para Pessoa Física.

O Serpro será o operador da base biométrica do TSE/ICN e as consultas serão pagas. Embora o setor de certificação digital seja usuário de base biométrica e biográfica dos servicos Datavalid e Biovalid, é provável que a interface das consultas para AR Eletrônica seja diferente do usual.

Ainda há pendências quanto a utilização dessa base, e o governo já se articulou com a ANPD sobre o tema.

Já estão aptos a participar os PSC Soluti (BirdID), Valid (VIDaaS), Serpro (NeoID), Safeweb (SafeID) e Certisign (remoteID).

Ainda não em produção (não operacionais), estão os PSC Serasa e BRy.

O ITI havia providenciado APIs para os testes mas enquanto a questão da ANPD não estiver solucionada, as provas de conceito ainda não poderão ocorrer. A AARB acompanha o tema e informará aos seus associados dos próximos desdobramentos.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Leia também

  • Retrospectiva 2022 – Autoridades de Registro são representadas pela AARB durante reuniões com o ITI – AARB
    11 de janeiro de 2023 at 18:01

    […] Reunião com Ministério da Economia, ITI e Serpro sobre AR Eletrônica […]

  • Mais notícias

    Serviços

    Consultas Processuais
    Consulta Jurídica
    Clipping do DOU

    Convênios

    eGAC
    pki
    CryptoID
    Insania
    GD Giesecke+Devrient
    Serpro
    YIA
    Class One