AARB notícias

AARB e Secretaria de Governo Digital se reúnem em Brasília

A Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia se reuniram em Brasília, nesta quarta-feira, 4 de março. O intuito do encontro era apresentar a entidade, entender a atual percepção da SGD em relação ao mercado da certificação digital ICP-Brasil e como as Autoridades de Registro podem colaborar com a tão sonhada digitalização dos serviços públicos no país.

Segundo o presidente-executivo da AARB Edmar Araujo, o momento vivido pelo Brasil é o da transformação digital das relações entre Estado e Sociedade. Para o mandatário, a certificação digital é a identidade digital mais segura e confiável para que esta disrupção alcance os melhores resultados.

“Não há dúvidas de que a ICP-Brasil forneça autenticidade, manifestação de vontade e segurança em ambientes virtuais com as mesmas garantias dos atos praticados no mundo do papel. Nos resta uma lição de casa que é a de melhorar nossa competitividade no mercado não apenas com preços e condições, mas sobretudo na percepção do valor que nossa tecnologia possui perante os cidadãos”, finalizou.

Durante a reunião, o Secretário de Governo Digital Luis Felipe Salim Monteiro destacou a eficiência da certificação ICP-Brasil no que ele chama de nichos de atuação tendo a ICP-Brasil ocupado importante posicionamento.

“Se imaginarmos uma pirâmide dos modelos de autenticação veremos que no topo está a ICP-Brasil”. Para Salim, este exemplo simboliza o grande desafio para o mercado: se por um lado ela ocupa tal posto por ser a melhor maneira de autenticação e assinatura, por outro ela ainda não se aproximou das camadas sociais onde se encontra o cidadão comum. “O ideal é aumentar o número de usuários no topo da pirâmide para, quem sabe, chegarmos ao ponto em que todos os brasileiros possam utilizar a melhor ferramenta”. A Secretaria de Governo Digital estima que até o final de 2022 cerca de 150 milhões de pessoas sejam usuárias da plataforma www.gov.br

Também participaram do encontro o Secretário-Geral e o Diretor de Tecnologia e Inovação da AARB, Paulo Milliet Roque e Eduardo Assis. Pela SGD estiveram o secretário-adjunto Ulysses Amaro de Melo, a diretora de Governança de Dados Fabiana Cruvinel e o Coordenador-Geral de Segurança da Informação Anderson Souza de Araújo.

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One