Vereador vota contra projeto da prefeitura de Boa Vista que extingue versão impressa do Diário Oficial

Prefeitura de Boa Vista afirma de medida deve gerar economia de recursos públicos.

Por Marcelo Marques, G1 RR

O vereador Marcelo Lopes (PEN) votou contra o projeto de lei do Executivo Municipal que extingue a versão impressa do Diário Oficial do Município na sessão desta quarta-feira (27) na sessão da Câmara de Boa Vista.

O texto da matéria prevê a instituição do Diário Oficial Eletrônico com certificação digital. De acordo com ele, o acervo impresso é uma forma de se garantir o que é publicado pelo poder público.

“Não sabemos como funcionará essa nova medida. Hoje, o Diário Oficial de Boa Vista funciona muito bem. Temos as vias impressas e arquivadas. Todos que têm interesse, podem ter acesso”, declara Lopes.

Ainda de acordo com ele, o projeto prevê a ‘evolução’ do Diário Oficial Eletrônico com a certificação digital.

“Mas a proposta extingue a versão impressa. Durante esse período de adaptação, aliado ao problema de internet em Boa Vista podemos ter problemas de deixar de resolver na esfera administrativa para começar a judicializar algo tão simples”, acentua.

Ele disse ainda que, caso a prefeitura queira diminuir a versão impressa, é necessário deixar o acervo físico.

“Teremos garantia do que o poder público está fazendo, sendo respeitado a publicidade. Votei contra a extinção da via impressa do diário. Se eu precisar do diário e o site da prefeitura não puder fornecer, por alguma razão, terei de judicializar a questão”, afirma.

Mudança vai gerar economia, diz prefeitura

Em nota, a assessoria da prefeitura de Boa Vista informou que a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas esclareceu que muitos órgãos públicos já aderiram ao Diário Eletrônico, que proporciona mais rapidez no processo de administração da documentação dos atos públicos.

Ainda conforme a nota, a mudança, além de gerar economia de recursos públicos, colabora com a conservação do meio ambiente, pois elimina impressões e espaço para arquivamento de documentos físicos.

“Hoje a impressão do Diário Oficial do Município é feita em uma quantidade limitada. O custo para a impressão é de aproximadamente 200 mil por ano. A Secretaria reforça que o Diário já está disponível diariamente no site da Prefeitura de Boa Vista”, destaca a nota, acrescentando que o projeto de lei deverá ser sancionado e publicado, para que então possa ser implantado.

G1