Santa Catarina – Junta digital vai reduzir espera para abrir empresa

 Se depender da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), em breve o Estado alcançará as melhores médias mundiais de rapidez para abrir e fechar empresas. A instituição vai lançar na próxima quarta-feira a Junta Digital. A mudança principal é que em vez de esperar nas sedes da Junta no Estado (a matriz e 57 escritórios), o empresário poderá fazer tudo via internet com assinatura digital, explica o presidente da Jucesc, Julio Cesar Marcellino Junior.

Segundo ele, a parte que cabe à Junta já é feita com rapidez no Estado. O cadastro de um Microempreendedor Individual (MEI), empresa individual ou até de uma microempresa que não envolve licenciamento ambiental é feito em cerca de duas horas. Com o processo digital, o tempo poderá ser duas vezes menor. A expectativa é de que a maioria dos procedimentos ficarão cerca de 50% mais rápidos. As etapas mais demoradas são as licenças de prefeituras e órgãos de meio ambiente.

Uma das principais mudanças é que todos os sócios de empresas terão que ter certificado digital para assinar eletronicamente os documentos. Com ele, dá para assinar um documento mesmo estando em viagem do outro lado do mundo. A junta dará um prazo de um ano para que todos possam ter seu número de assinatura digital.

- Vamos poder melhorar a qualidade dos nossos serviços. Estamos nos preparando para mais atendimento por telefone e por mensagens eletrônicas – explica Marcellino.

O evento de quarta terá as presenças do governador Raimundo Colombo e do secretário Carlos Chiodini.

Diário Catarinense