Mundo mais seguro

Novas soluções de segurança ajudam governos e empresas a tomar decisões

Alexandre Paiva

Quando a economia vai mal, a tendência é as reivindicações populares aumentarem em busca de alternativas de emprego e de serviços de maior qualidade. É comum surgirem manifestações nos grandes centros, que podem ser pacíficas em sua origem, mas que também podem gerar alguns incidentes no meio da multidão, como furtos, agressões físicas e até mesmo situações mais graves de violência.

Por isso, os governos e as empresas têm investido em soluções de segurança cada vez mais analíticas. Com o conceito de big data mais difundido, cresce a busca por ferramentas que possam cruzar dados estruturados e não estruturados para agir de forma preventiva. A ideia é se antecipar aos acontecimentos e, por meio de múltiplos canais como as mídias sociais e imagens de vídeo, evitar que qualquer ação mal-intencionada venha a se concretizar, tornando o mundo um lugar mais seguro.

Ao incorporar a inteligência web, a segurança fornece informações valiosas que auxiliam empresas e governos a tomar as melhores decisões no momento certo – em um grande evento, no transporte coletivo, em aeroportos, hospitais, no centro de uma grande cidade ou no ambiente corporativo.

Outra aplicação é na mobilidade urbana. Com o sistema de vigilância de vídeo, a engenharia de tráfego de um município consegue identificar, em tempo real, os locais críticos ou que podem gerar grandes congestionamentos.

Essas ferramentas de segurança irão agregar novas funcionalidades para tornar o gerenciamento e a prevenção de incidentes mais eficazes. Dessa forma, fornecerão um panorama operacional unificado e holístico, com a exibição de dados multicanais, para garantir às instituições públicas e privadas a tomada de decisões mais acertadas, sejam elas antes, durante ou após um episódio, de acordo com os procedimentos de segurança predefinidos.

lucianaabritta@dfreire.com.br

Diretor de Segurança da NICE Systems