JucisRS é destaque em publicação com iniciativas que modernizaram os serviços públicos no meio digital

13125437_11547_GD

Da esq.p/dir. Cleverton Signor (JucisRS), Alexandre R. Almoarqueg (SPGG), Dennis Koch (JucisRS) e Josué Barbosa (SPGG) – Foto: Foto: Daniela Barcellos Palácio Piratini

O documento composto por 29 artigos foi organizado pela SPGG em parceria com outros órgãos estaduais

POR DENISE RODRIGUES

Nos últimos quatro anos, a transformação digital modernizou a prestação de serviços públicos para a população no Rio Grande do Sul. Os projetos prioritários propostos pelo governo e a facilidade de uso e acessibilidade a essas ações resultaram em artigos documentados no livro Governo Digital – Simplificando serviços para os gaúchos, lançado oficialmente em formato físico, ontem  (12), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

O documento composto por 29 artigos foi organizado pela Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) em parceria com outros órgãos estaduais, e mobilizou os profissionais que se tornaram protagonistas responsáveis por implantar serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação na gestão 2015-2018.

“É uma honra fazer parte deste projeto que deve ser tido como de Estado e não apenas de governo. Hoje, a Junta Digital é uma realidade no RS”, destacou o vice-presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Dennis Bariani Koch, que esteve no Palácio Piratini acompanhado do secretário-geral e coordenador do projeto de Modernização e Informatização da JucisRS, Cleverton Signor.

O governador José Ivo Sartori, que escreveu a apresentação do livro, falou sobre as novas maneiras de entregar serviços públicos e a importância de um planejamento estratégico para estimular um novo ciclo de desenvolvimento sustentável e de qualidade de vida no estado. Em relação à Junta Digital, Sartori ressaltou que foi um dos grandes projetos de seu governo para fomentar o empreendedorismo gaúcho. “Modernizamos o Estado e essas novas plataformas contribuem para aumentar a transparência e eliminar a burocracia”, enfatizou, agradecendo pela parceria a direção da JucisRS, a secretária de  Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Susana Kakuta e ao secretário de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Josué Barbosa.

O secretário da SPGG, Josué Barbosa, disse que o trabalho foi de muita colaboração, acrescentando que ainda será feita uma nova versão digital que será lançada na próxima semana, incluindo mais projetos.

O livro possui ainda colaboração em posfácio assinado pelos professores Guilherme Wiendenhoft e Edimara Mezzomo Luciano, especialistas na área de Tecnologia da Informação e professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os conteúdos estão textos sobre o PROA, que tornou obsoletos os processos administrativos físicos em papel; os serviços online da Junta Digital (JucisRS), o aplicativo Facilita RS, que centralizou ações para o cidadão na palma da mão, entre outros.

A versão digital já está disponível no site

Fonte: JucisRS