Cidade se prepara para implantação do ‘Cartão São Caetano’

Luciano Cintrão. Crédito: PMSCS

Cartão único conterá dados biográficos e biométricos de todos os moradores da cidade, substituindo outros documentos de acesso a atendimentos municipais

Em reunião nesta sexta-feira (08/02) foi dado mais um passo para a implantação do “Cartão São Caetano”, documento único que reunirá todas as informações cadastrais dos munícipes de São Caetano do Sul, possibilitando o acesso aos diferentes serviços e benefícios oferecidos pela Prefeitura.

Secretários municipais e funcionários das secretarias de Assistência e Inclusão Social, Saúde, Educação, Esportes, Fazenda e Planejamento, além da Controladoria, reuniram-se no auditório do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) para a criação de uma força-tarefa que visa a estabelecer as normas para o cadastramento da população e a confecção do novo documento.

Esse cartão único, contendo dados biográficos e biométricos de todos os moradores da cidade, substituirá outros documentos de acesso a atendimentos municipais, como o CidCard, que dá acesso a serviços de saúde, e o cartão do Auxílio-Alimentação. O morador de São Caetano poderá, por exemplo, agendar consultas médicas, retirar medicamentos, receber cestas básicas, participar de oficinas esportivas e matricular filhos nas escolas do município bastando apresentar o Cartão São Caetano. O munícipe também poderá utilizar o cartão para solicitar serviços, da poda de árvores à ligação de água e esgoto.

O cadastramento biográfico e biométrico da população ficará a cargo do Atende Fácil e, uma vez realizado, será mantido atualizado graças à comunicação com cadastros estaduais e federais. Em breve serão divulgadas as datas para se cadastrar. Especialistas da Valid Soluções, empresa especializada em certificação digital e contratada para o desenvolvimento do projeto, destacaram que o cartão será feito conforme todos os padrões internacionais de segurança, impedindo a falsificação.

CIDADE INTELIGENTE

Segundo Luciano Cintrão, da Valid, a emissão de um cartão único se insere no conceito de smart city, ou “cidade inteligente”. Ele explicou que o dimensionamento da “inteligência” de uma cidade se faz pelo tempo de resposta do poder público às demandas do cidadão. “Toda ação que reduz o tempo entre uma necessidade ou um problema vivenciado pelo cidadão e a solução apresentada pela prefeitura leva a cidade ao patamar de smart city”, afirmou o especialista da Valid. O novo cartão, reduzirá a necessidade de preenchimento de formulários e tornará mais ágil e simples a utilização dos serviços municipais.

Fonte: ABC do ABC