Notícias

Unimed João Pessoa lança plataforma de prescrição médica digital para oferecer mais agilidade nos atendimentos

Usar a tecnologia em favor da saúde é uma realidade na Unimed João Pessoa. Uma delas, por exemplo, é a prescrição da receita virtual enviada para o celular do paciente logo após o atendimento da teleconsulta. Todo o processo é realizado de forma segura por meio da plataforma desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da Unimed JP.

Ao terminar a consulta, o médico assina eletronicamente o prontuário, gerando automaticamente a receita digital, que é enviada por mensagem de texto para o celular do paciente. Logo depois, já é possível ir à farmácia comprar a medicação ou até mesmo pedi-la de forma eletrônica para entrega. Para isso, é necessário validar a receita enviando o link recebido no celular para o estabelecimento escolhido ou escaneando o QR-COD.

Segurança – Além de seguir a todos os requisitos de preenchimento da legislação sanitária, a receita virtual contém a assinatura do médico com certificado digital e não precisa ser impresso. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no momento podem ser receitados antimicrobianos e medicamentos controlados específicos, como ansiolíticos, antidepressivos, anticonvulsionantes, antipsicóticos e controladores de hormônios. Os demais medicamentos só podem ser prescritos em receitas físicas.

Confira as vantagens do serviço:

  • A receita digital garante a compreensão de 100% do que foi prescrito;
  • Diminui os riscos de fraudes – A receita digital só tem validade com a assinatura eletrônica e segue todos os padrões e orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF);
  • Oferece comodidade e agilidade no atendimento – A receita tradicional, imprensa em papel, pode ser perdida, danificada ou esquecida, por exemplo. Já a receita digital tem toda as vantagens de transações por meio eletrônico.

Assessoria

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One