Notícias

UFV é a primeira instituição federal de ensino superior a registrar diplomas digitais externos

Divulgação

Mais um serviço do processo de transformação digital da UFV foi implantado no último dia 7: o registro de diplomas digitais de graduação para instituições de ensino superior conveniadas. A Universidade adotou o método regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC) e implementado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), conforme instituído pelas portarias nº 330, de 5 de abril de 2018, e nº 1.001, de 8 de dezembro de 2021. Com isto, a UFV tornou-se a primeira instituição federal de ensino superior a registrar diplomas digitais externos na plataforma MEC/RNP, o que ocorre na Diretoria de Registro Escolar (DES), no campus Viçosa.

O diretor do Registro Escolar, Edson Martinho Ramos, conta que o esforço para essa implantação foi iniciado em março deste ano, envolvendo questões tecnológicas bastante complexas, além da mudança da cultura do diploma físico para o digital. Segundo ele, foram grandes as implicações nos processos de trabalho internos e nas instituições parceiras. Atualmente, são mais de 60 conveniadas com a Universidade para registro de diplomas de graduação, e a tendência é que este número aumente. O resultado desta evolução é um processo de trabalho ainda mais ágil e eficiente.

O reitor Demetrius David da Silva considera este momento como um marco não apenas para a UFV, mas também para a sociedade como um todo, pois a demanda pelo registro de diplomas tem sido muito grande no Brasil. “Mais uma vez, a Universidade poderá contribuir, de forma efetiva e pioneira, nesta prestação de serviço à comunidade”.

O registro desse tipo de diploma atende às diretrizes de certificação digital do padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) para garantir autenticidade, integridade, confiabilidade, disponibilidade, rastreabilidade e validade jurídica e nacional ao documento. O diretor do Registro Escolar destaca a parceria de sucesso com a RNP, iniciada desde a implantação do diploma digital da UFV, no final de 2021, bem como todos setores envolvidos na solução, em especial a Diretoria de Tecnologia da Informação, a Pró-Reitoria de Ensino e a Reitoria.

Divulgação Institucional – Universidade Federal de Viçosa

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One