Notícias

Tecnologia facilita a rotina da advocacia

Por Experta Media

Advogar nos dias de hoje é muito diferente do que era no passado. Tanto o mercado quanto a rotina do advogado passaram por diversas mudanças.

Com a chegada do processo eletrônico, da certificação digital e dos softwares jurídicos, a tecnologia foi incorporada totalmente ao dia a dia da advocacia.

Porém, nem todos os advogados querem se adaptar ao novo modo de advogar. Mesmo com as vantagens, muitos ainda não reconhecem como a tecnologia de fato pode trazer mais resultados para o escritório.

Aqueles que resistem à essa realidade, acabam perdendo em produtividade e competitividade.

Conhecer os benefícios da tecnologia é o primeiro passo para desmistificá-la e descobrir que, na verdade, ela pode ser uma grande aliada do advogado.

Atendimento de qualidade feito por todos os membros
Boa parte dos escritórios tem dificuldades na hora de instituir um atendimento padrão com altíssima qualidade. A maioria ainda centraliza o atendimento nos sócios. Quando eles saem de cena por qualquer motivo, o resultado é o descontentamento do cliente.

Para mudar esse cenário, é fundamental que o escritório facilite o compartilhamento de informações.

Consequentemente, haverá a realização de um atendimento de excelência por qualquer advogado.

Com um software jurídico é possível sistematizar todas as informações sobre processos e clientes. Qualquer advogado pode acessar dados do atendimento e do processo e tirar dúvidas ou esclarecer o cliente, mesmo que ele não seja o responsável pela ação.

Um software para escritório de advocacia facilita o trabalho em equipe e permite que todos atuem em conjunto em prol da máxima qualidade e da satisfação do cliente, especialmente quando se trata do atendimento.

Time engajado e alta produtividade
Outra dificuldade de advogados que gerenciam escritórios é criar um time engajado e de alta performance. No entanto, a maioria não sabe como delegar tarefas e não conta com rotinas padronizadas que garantem autonomia para os membros.

O software jurídico ajuda a estabelecer essas rotinas, além de delegar e monitorar as atividades com mais eficiência. Por isso, torna mais simples engajar os membros do escritório com a sua rotina, além de garantir maior produtividade.

Gestão financeira sem complicação
A maioria dos advogados não é fã de números e planilhas e poucos sabem como realizar uma boa gestão financeira. Porém, quando o financeiro sai do controle, além dos prejuízos toda a rotina do escritório acaba sendo afetada.

Ter um controle do fluxo de caixa, conhecer as receitas, as despesas e ter um controle dos gastos é essencial para que o escritório se torne um negócio rentável e sustentável.

Alguns advogados tentam solucionar a questão terceirizando a gestão financeira. Porém, como os números são importantíssimos para a tomada de certas decisões, quando a terceirização não é feita de forma inteligente, os problemas também podem surgir.

E como fazer a gestão financeira deixar de ser um problema? O software jurídico facilita o acompanhamento do fluxo de caixa. O advogado ainda consegue gerar relatórios com previsões financeiras que auxiliam no processo de tomada de decisões, desde a negociação de honorários até o eventual desligamento de um colaborador, sem que implique em maiores riscos ou danos.

Flexibilidade na rotina e qualidade de vida
Outro benefício da tecnologia diz respeito ao aumento da flexibilidade na agenda, além do ganho de qualidade de vida.

Um exemplo é poder acessar, de onde estiver, todos os dados e informações que precisa para executar seus serviços. Ou seja, advogar diretamente do home office e conquistar mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Nos grandes centros, muitos escritórios já apostam nesta alternativa para melhorar a produtividade e minimizar o desperdício de tempo com deslocamentos.

Graças ao software jurídico, o profissional pode se focar nos resultados do seu trabalho, sem se preocupar em sair de casa.

A tecnologia chegou para ficar na advocacia e possibilita diversos benefícios para o advogado. Negar ou evitar essa nova realidade representa mais perdas do que ganhos. Vale a pena apostar e incorporar mais recursos no dia a dia para vivenciar os resultados.

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One