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Segunda Legal promove capacitação aos servidores da ALEMS

A partir do 2º semestre de 2022 será obrigatório todo documento ser assinado digitalmente

A semana na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) iniciou com mais uma capacitação promovida pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. Na manhã do dia 11 de julho, a edição do Programa Segunda Legal levou aos servidores da ALEMS a oportunidade de conhecer e discutir sobre os departamentos de informática e jurídico da Casa de Leis.

Enio Marcelo Buzaneli, gerente de informática, fez uma explicação sobre o setor e como ele funciona e qual momento procurá-los para que os problemas de sistemas dos usuários sejam resolvidos. “Estamos aqui para atender aos usuários que necessitam de ajuda com senha e sistemas, sendo eles desde a falha para emissão de uma Comunicação Interna – C.I, até um equipamento com defeito”, disse.

“Estou a frente da gerência há aproximadamente um ano e desde então venho enfrentando desafios devido a pandemia, pois foi necessário desenvolver um sistema para colocar no ar e gerenciar a estrutura de plenário on-line, método que foi aderido para que os parlamentares pudessem realizar as sessões plenárias remotamente. O setor de T.I, orienta ao funcionário como fazer o serviço dentro do sistema interno e ensina como realizar proposições e anexar arquivos na plataforma”.

Para explicar qual a função do Sistema Gestor de Processo Legislativo, Fábio de Oliveira Camillo, secretário da SJL. “Estamos aqui para orientar os assessores parlamentares sobre como deve ser o processamento até o arquivamento de uma proposição ou parecer no sistema e sua importância para que haja viabilidade no serviço, uma orientação aos servidores é sobre o certificado digital e sua importância desde ato nº 12/20. A partir do 2º semestre de 2022 será obrigatório todo documento ser assinado digitalmente”.

Finalizando as palestras o advogado João Henrique Rorato Guedes, fala sobre a importância da linha de produção do processo legislativo, da onde o processo começa, por meio do gabinete do deputado, depois para o setor de protocolo para que a checagem de ementa, texto, justificativa, número de processo, número de protocolo e atualmente com o processo eletrônico está assinado digitalmente acordo com o ato 13/22, sem essas informações a proposição não irá avançar o a publicação no Diário Oficial.

Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Assembleia Legislativa – MS

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