Notícias

Saiba como será a emissão primária de certificado digital remotamente

A pandemia fez com que muitos serviços que antes eram feitos obrigatoriamente de forma presencial precisassem se adaptar a uma nova realidade.

O distanciamento social reduziu o número de pessoas trabalhando em postos físicos, o que poderia aumentar aglomerações nestes locais – algo bastante contraindicado para o enfrentamento do novo coronavírus. A emissão de certificado digital foi um dos serviços que teve de se adaptar às novas condições, adotando um sistema de trabalho virtual.

Para isso, o CG da ICP-Brasil (Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras) aprovou a emissão primária dos certificados digitais de maneira remota, por meio de videoconferência. Essa medida poderá modernizar e deixar mais rápida a emissão e poderá voltar a ser feita assim que a Instrução Normativa sobre os procedimentos for publicada.

A aprovação do Comitê Gestor da ICP-Brasil veio após a combinação técnica do uso da biometria e da videoconferência na validação do requerimento para o certificado digital, de modo a garantir a credibilidade do serviço sem a presença do titular nos pontos autorizados.

Método já havia sido testado em 2020

O uso da videoconferência, no início da pandemia, para a emissão de certificados digitais foi essencial para a aprovação da tecnologia pelo ICP-Brasil, comprovando-se um método eficiente e seguro. As conferências on-line foram usadas de maneira emergencial, a partir de abril de 2020, e monitoradas pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

Os resultados das análises foram discutidos para que a CG ICP-Brasil pudesse aprovar o método como uma maneira alternativa definitiva para a emissão primária dos certificados. Uma das principais preocupações era a respeito da segurança dos procedimentos, a fim de evitar fraudes e manter a credibilidade do serviço.

A expectativa é que o serviço possa ser prestado de maneira remota já no início de maio.

Como funciona atualmente

Enquanto a emissão primária dos certificados digitais não pode ser feito de maneira remota, continua valendo a exigência de estar presencialmente em algum dos pontos autorizados para o serviço. Apenas as renovações dos certificados podem ser feitas de maneira remota, por videoconferência.

Quando as novidades estiverem totalmente implementadas, a primeira solicitação de certificado poderá ser feita totalmente on-line, sem a necessidade de sair de casa para nenhuma das etapas do processo. Isso tornará todo o procedimento mais simples, rápido e seguro para quem busca a certificação digital.

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa

Imagem de Daniel Agrelo por Pixabay

 

 


Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One