Notícias

Saiba como foi a CertLive 2022

Na noite da última quinta-feira, 28 de abril, foi realizada a CertLive 2022. Com o Tema: Carteira de Identidade Nacional – Modernidade com Segurança. 

O evento preparatório para o CertForum, que este ano acontece nos dias 21, 22 e 23 de junho, foi conduzido pelo Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Carlos Fortner, acompanhado do Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho e mediado pelo Presidente-Executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid), Célio Ribeiro.

Com a palavra, o Secretário Especial de Modernização do Estado, Eduardo Gomes, salientou a importância de debates e divulgação do tema. “A modernização não faz sentido se não trouxer algum benefício para o cidadão e modernizar não é só trazer algo novo, é facilitar, trazer ao cidadão algo que impacte na sua vida diária. Nesse sentido, a Carteira de Identidade Nacional vai modificar, e muito, a sociedade brasileira”, destacou. 

Já o Secretário-Executivo da Câmara-Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC), Eduardo Magalhães de Lacerda Filho, fez um paralelo entre como é realizado todo o processo de identificação do cidadão nos dias de hoje e como a Carteira de Identidade Nacional irá mitigar a burocracia, beneficiando assim os cidadãos. “Modernização não significa necessariamente fazer o novo, é também criar facilidade, tirar a burocracia, entender o cenário e propor uma solução de forma segura e prática que atenda o cidadão. Nesse sentido, estamos propondo uma solução inteligente, que vai integrar todos os estados, vai propor um procedimento nacional e uma carteira de identificação válida em todo o território nacional efetivamente”, explicou.

Anfitrião do debate, o presidente do ITI explicou o porquê da Carteira de Identidade ser o tema escolhido para a CertLive, já que o evento é voltado para assuntos sobre Certificação Digital. “A escolha desse tema é muito importante para nós do ITI. Estudos internos do ITI apontam que, apesar do índice de fraudes nas emissões de Certificados Digitais ICP-Brasil ser quase desprezível, em mais de 80% dos casos os fraudadores tentam emitir Certificados Digitais apresentando documentos de identidades falsificados. Daí a relevância, a ponto de merecer uma CertLive própria. E o ITI está sempre à disposição para ajudar a garantir toda a segurança necessária para esse novo serviço ao cidadão”.

O Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, destacou: “A ICP é um elemento que converte a assinatura física de um cidadão para uma assinatura eletrônica com as mesmas validades legais. Nesse processo, um ponto chave é comprovar a identidade do requerente de um Certificado Digital. Fica claro que a ICP não tem o papel de identificar o cidadão e sim comprovar a sua identidade com toda a segurança possível. Por isso vemos com grande alegria e satisfação a implementação da nova Carteira de Identidade Nacional, que chega para sanar os problemas com fraudes ideológicas e trazer muito mais segurança e comodidade aos cidadãos.”

O Presidente-Executivo da Abrid, finalizou o evento ressaltando a importância do tema:“Estamos entregando ao Brasil uma nova identidade moderna e principalmente segura. Mas mais do que um documento, a nova Carteira de Identidade Nacional é um instrumento de Cidadania. É o governo brasileiro unindo forças para entregar a cada brasileiro esse que é o principal instrumento de cidadania, sua Carteira de Identidade.”

A CertLive está disponível na íntegra no Canal do ITI no Youtube

Carteira de Identidade Nacional 

Decreto Nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022, assinado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, determinou a criação de um número único de carteira de identidade para todo o país, a Carteira de Identidade Nacional.

O número usado para o registro nacional será o do CPF. O visual do documento também será único para todo o país. E tem como objetivo simplificar a vida do cidadão e aumentar a segurança.

O decreto entrou em vigor em 1º de março deste ano. Os institutos nacionais de identificação têm até 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança.

CertForum 2022 

O CertForum é o maior evento de Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Em 2022 será realizado na 2ª quinzena de  junho, de forma 100% online. As inscrições são gratuitas. 

O CertForum 2022 é um evento realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid. O evento conta com patrocínio diamante das empresas Certificaminas, CertiSign, Soluti, Thomas Greg do Brasil e Valid; patrocínio prata da Safeweb e patrocínio bronze da Fenacon CD.

Fonte: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One