Notícias

Revolução digital chega ao Agronegócio através da emissão de cédulas de produtos rurais

O agronegócio brasileiro acaba de entrar na era digital por meio da parceria celebrada entre a SegesAgro e a Bolsa Brasileira de Mercadorias. Trata-se da criação de uma plataforma em internet que irá emitir as Cédulas de Produto Rural (CPR), registrar em câmaras autorizadas pelo Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários, registrar em cartórios, fazer a transferência de direitos(endosso) e liquidar entre outros serviços de maneira totalmente digital. A tecnologia pioneira no Brasil é chamada Bolsa Agro CPR que contempla todas as etapas previstas na lei, além das assinaturas e registros de garantias extrajudiciais em um único serviço e site.

Com esse sistema, é possível aumentar a segurança jurídica, agilidade de emissão, com impactos diretos na capacidade de financiamento da produção agropecuária, com negócios realizados em infraestrutura tecnológica de segurança equivalente a padrões do sistema financeiro nacional.

O sistema já está em funcionamento, e, de acordo com os analistas da SegesAgro, a expectativa é emitir de 2.500 cédulas em 2019, dando suporte a operações conjuntas com a Bolsa Brasileira de Mercadorias e corretoras associadas. De acordo com a empresa, a Lei 8.929/1994 que criou a CPR estabeleceu regras gerais sem nenhum padrão. A plataforma digital vem preencher essa lacuna, pois até o presente as CPRs são preenchidas de forma manual, com falhas em registros, dificuldades em avaliação de garantias, etc. Isso tornava estes documentos propícios a falhas e erros.

Com a certificação ICP-Brasil, gestão integrada de garantias extrajudiciais, e infraestrutura de dados operada em Internet Data Centers padrão TIER III, os níveis de segurança alcançam o mesmo nível de excelência adotado pelo sistema bancário brasileiro”, explica Mauro Sampaio, diretor da SegesAgro, parceira da Bolsa Brasileira de Mercadorias neste projeto de vanguarda.

Para a construção da plataforma de emissão de CPRs foram tomados todos os cuidados quanto a segurança jurídica. Para tanto a Bolsa Brasileira de Mercadorias e SegesAgro investiram na validação jurídica de cada etapa da solução de serviços, contando com a assessoria de escritórios jurídicos especializados em agronegócio, direito digital e expertise extrajudicial de notários e registradores. Com o auxílio desses profissionais foram validadas todas as etapas exigidas pela lei 8.929/1994 e os documentos emitidos pelo Bolsa Agro CPR atenderam todos os requisitos e validade jurídica perante os cartórios de todo o território brasileiro.

A plataforma pode ser utilizada por compradores tradicionais, como Traders e Indústrias de Insumos, e pelos elevados níveis de compliance, também para investidores internacionais. “É uma grande oportunidade de ofertar e negociar esses títulos com Certificados do Agronegócio, como LCAs, CRAs, e CDCAs, modalidades de investimento que atraem os investidores privados e institucionais. Com estas funcionalidades e opções teremos de planejar o financiamento das futuras safras”, completa Ademiro Vian, sócio da SegesAgro.

Jornal Folha de Goiás

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One