Notícias

Registro mercantil na Jucepe será digital

Processo totalmente eletrônico começa a partir de 4 de outubro para empresas LTDA, S/A e Consórcios de Sociedades

Com o objetivo de dar agilidade e segurança para o empresário pernambucano, a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) vai passar a proceder com o registro mercantil exclusivamente no formato digital. O novo processo começará a partir do dia 4 de outubro deste ano e será exclusivo para as Sociedades Limitadas (LTDA), Sociedades Anônimas (S/A) e Consórcios de Sociedades. Já a partir do dia 18 de outubro, os Empresários Individuais e as Cooperativas também vão passar pelo processo totalmente eletrônico.

Segundo a presidente da Junta Comercial de Pernambuco, Taciana Bravo, após essas datas não serão aceitos processos físicos de qualquer espécie, sejam eles decorrentes de novos protocolos ou de retorno de exigência.

Taciana destaca que a Junta tem buscado se adaptar às mudanças e oferecer um serviço cada vez mais digital e célere. “Iniciamos a utilização do PIX como uma opção de pagamento e logo a praticidade e a instantaneidade da ferramenta permitiram uma celeridade importante para a desburocratização do ambiente de negócios e em agosto já foi o formato com maior arrecadação”, disse a presidente da Jucepe.

O registro mercantil exclusivamente em formato digital segue os termos do artigo 32 da Instrução Normativa nº 81 do DREI

Novas empresas

A Jucepe divulgou nesta segunda-feira, que no mês de agosto deste ano, 12.167 empresas foram constituídas em Pernambuco. Este é o segundo maior número de empresas abertas no ano, ficando atrás apenas do mês de janeiro com 12.321. De janeiro a agosto foram abertos 84.476 novos negócios, o que resultou em 696.966 empresas em atividade.

Somente na Região Metropolitana do Recife, 7.305 empresas foram abertas.

Já em relação ao número de fechamento de empresas, foram 4.465 empresas encerrando suas atividades, sendo o maior observado no ano. Apesar do alto número, o Estado fechou com um saldo positivo de 7.702 empresas.

Entre as atividades que mais abriram estão: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, promoção de vendas, comércio varejista de bebidas, entre outros.

Por Folha de Pernambuco

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One