Notícias

Receita Federal alerta para fraude em página da internet

Na página falsa, criminosos utilizam até logo da Receita Federal

A Receita Federal emitiu um alerta para a existência de página na internet que simula o Sistema de Leilão Eletrônico oficial da instituição.

De acordo com o órgão, na página falsa, os criminosos virtuais utilizam o logotipo oficial da Receita Federal e chamam a atenção para supostas mercadorias apreendidas pela instituição.

Os sites utilizados são geralmente registrados no exterior, para dificultar o rastreamento, e simulam a identidade visual da Receita Federal.

Um dos exemplos é que os criminosos estão usando o endereço receita-leiloes.com/br, em vez de “.br”, dando a falsa impressão de se tratar do site oficial do órgão.

A Receita Federal esclarece ainda que os leilões virtuais do órgão são feitos exclusivamente pelos endereços receita.fazenda.gov.br, RFB.gov.br ou receita.economia.gov.br, com a utilização de certificado digital.

A instituição vem tomando uma série de providências no sentido de coibir esse crime, como a abertura de processos para anulação dos CNPJ’s utilizados pelos criminosos e a representação ao Ministério Público Federal para abertura de ação criminal.

Portal Contábeis

 

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One