Notícias

Processo de abrir ou fechar empresas no Paraná passa a ser apenas digital em dezembro

A partir da próxima terça-feira (1.º), na virada do mês para dezembro, todas as aberturas de processos na Junta Comercial do Paraná (Jucepar) só poderão ser feitos pela internet, no formato digital. A Jucepar recebe cerca de 1,2 mil solicitações de abertura e fechamento de empresas por dia, em todo o Paraná. Somente até a segunda-feira (30) elas serão aceitas por processos físicos, que terão o prazo de 30 dias para serem concluídos. Passado o prazo, eles terão que ser apresentados novamente no formato digital.

De acordo com a Jucepar, a regra se aplica a todas as agências de atendimento no estado, inclusive em Curitiba. O registro de livros e a emissão de todos os tipos de certidões também só poderão ser feitos on-line, pelo portal Empresa Fácil Paraná, conforme prevê a Resolução Plenária 004/2020.

A medida faz parte do projeto Junta 100% Digital, em parceria com o Programa Descomplica, do Governo do Estado, que pretende desburocratizar os processos, reduzir prazos, aumentar a segurança jurídica e modernizar o registro empresarial.

Segundo o presidente da Jucepar, Marcos Sebastião Rigoni de Mello, o novo modelo dará mais agilidade na abertura e encerramento de empresas. “A economia de tempo será de pelo menos três dias e o processo cairá direto nas mãos do analista. Se o empresário utilizar modelos da Jucepar, será possível registrar a empresa em questão de minutos, podendo assim contratar seus funcionários no mesmo dia e iniciar seu faturamento”, explica.

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One