Notícias

Prefeitura de São Bernardo vai eliminar uso de papel com programa SBC 100% Digital

Política de modernização administrativa já poupou 378 árvores, por meio da economia de 3,7 milhões de folhas de papel. Aplicativo SBC na Palma da Mão colabora e agiliza serviços

A Prefeitura de São Bernardo vai tornar digital todos os documentos administrativos físicos até o fim do primeiro semestre de 2020. A meta faz parte do programa SBC 100% Digital, que prevê a eliminação do uso de papel nos processos administrativos, trazendo um ganho significativo ao meio ambiente, além de maior comodidade ao cidadão. Desde 2017, a Administração já tornou digital cerca de 84% dos processos internos, dispensando o uso de 3,7 milhões de folhas de papel, o que representa um total de 378 árvores poupadas.

Hoje, são mais de 100 serviços – antes feitos de forma presencial, com uso de documentos físicos – disponíveis virtualmente pelo portal de atendimento da Prefeitura. Parte dos serviços também está disponível no aplicativo SBC na Palma da Mão. Pela plataforma, o morador pode agendar atendimentos nos postos avançados do Atende Bem, solicitar a segunda via do IPTU, consultar débitos, emitir certidões, fazer a consulta prévia de zoneamento, entre outros. Além disso, cerca de 207 mil processos e documentos já foram cadastrados digitalmente no sistema virtual.

 “Mais do que trazer maior comodidade, a digitalização dos processos traz celeridade à tramitação, uma vez que dispensa o transporte de malotes, e transparência para a população, que pode acompanhar as etapas de suas solicitações por meio do portal. A medida também representa respeito pelo Meio Ambiente e coloca São Bernardo entre as cidades referência neste tipo de serviço”, enfatizou o prefeito Orlando Morando.

Para atingir a meta, a Prefeitura irá desenvolver um amplo programa baseado na identificação e ordenação de assuntos e serviços, mapeamento dos temas mais solicitados, virtualização dos serviços e treinamento de servidores para uso do novo sistema. “Fluxos automatizados fornecem maior agilidade, padrão, controle de produtividade, redução de erros, relatórios gerenciais, entre outros benefícios. Felizmente a maioria das áreas públicas e da própria população se mostrou muito engajada e aberta às mudanças”, completou o secretário de Administração e Inovação, Pedro Pinheiro.

INCLUSÃO E CONECTIVIDADE

Além da modernização dos serviços públicos, a Prefeitura também deu início, em 2019, ao programa de Wi-Fi nas praças. Em uma primeira fase, foram contemplados os Parques Raphael Lazzuri, no bairro Anchieta, e Engenheiro Salvador Arena, no Rudge Ramos, a Praça Giovanni Breda, no bairro Assunção, além do Parque da Juventude, recém reformado. A medida tem como objetivo democratizar o acesso à informação. Para acessar a internet, o usuário deve procurar a rede Wi-Fi SBC, preencher um breve cadastro ou usar a conta da rede social. Este modelo respeita as regras do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de dados.

Crédito foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Fonte: ABC do ABC

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One