Artigo

“Precisamos rever nossos cuidados em relação à proteção digital”

“Principalmente, quando pessoas, instituições privadas e públicas sofrem com o vazamento de dados sigilosos por meio de ataques de crackers”

Por Daniel Fabre Afonso , empresário

Hoje nossas vidas estão intimamente ligadas à tecnologia da informação, seja através do computador, do celular e sistemas de dados digitais. Contudo, existe uma preocupação com relação a essa interação e supostas consequências na falta de proteção dos dados que trocamos por meio da internet.

Um dos últimos exemplos temos a utilização do Sistema de Consultas Integradas (SCI), o banco de dados mais importante dos órgãos de segurança pública do Estado do Rio Grande do Sul, por um criminoso preso no Presídio Central, o que vem causando danos ao sigilo da informação de inúmeras gaúchos.

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, criado para ajudar no combate a crimes digitais, com leis e sistemas que ajudam na proteção de dados, implantou a certificação digital, um dos processos regidos pela instituição, com foco de trazer aos sistemas um acesso mais sofisticado e seguro.  

Por meio do certificado digital é possível dizer quem está logado no sistema. Isso se dá pelo fato de a emissão de certificado digital garantir essa proteção. Nela, as informações da pessoa física ou jurídica são cadastradas e criptografadas diretamente dentro do dispositivo, diferente do login e senha padrões, que passam pelo preenchimento de um formulário online e trafegam pela rede até chegar ao sistema, facilitando o uso indevido. 

 Nesse contexto, o tratamento destinado a esses dados bem como sua proteção, tem sido foco e desafio na sociedade, ganhando destaque na medida em que o aumento da circulação dessas informações faz com que se amplie também a necessidade de proteção dos dados.

Foto: Alan Pedro / Agencia RBS

Fonte: Zero Hora

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One