Notícias

Ponte entre o presente e o futuro

A criptografia é uma técnica pré-histórica com infinita possibilidade de uso

A criptografia é uma técnica pré-histórica, usada pelos nossos ancestrais em pinturas rupestres e chegou até nós ao longo de milhares de anos. Chegamos a essa era da conectividade, da rede mundial, que de uma hora para outra fez tudo parecer mais prático e simples.

Essa nova tecnologia traduz uma ponte entre o presente e o futuro. Ela já existe e está utilizável em sua plenitude; seu uso ainda apresenta uma ínfima possibilidade de aplicações. Baseada na matemática e suportada por algoritmos potentes, tem a simples função de permitir uma assinatura, como a de próprio punho, mas não no papel e sim na internet, de forma virtual e que dispensa a presença física. Está aberta essa janela sobre uma infinidade de aplicações do benefício.

Todas as transações comerciais, pessoais, contratos de todo tipo, de compra e venda, de transferência de bens passaram a contar com esse meio seguro e dispensando a necessidade de assinaturas presenciais. O uso da certificação digital permite que em meio virtual, digital, se tenha a certeza da identidade das partes que se conectam, além da garantia jurídica dos conteúdos e legalidade de todo papel assinado por esse sistema.

É como uma cadeia evolutiva, uma história de nossa cultura nesse segmento, que desde as cavernas nos dá o suporte histórico, da pintura rupestre, do papiro e hoje com a gradual substituição do papel. A ciência matemática, computacional elevada, permite que chaves criptográficas e assimétricas, cifrem conteúdos e assinaturas e garantam o futuro de contratos e identidades de partes envolvidas em negócios ou em relacionamentos na internet.

Esse é o futuro que a maioria almeja: todos os direitos e obrigações, públicas ou privadas, possíveis pela rede de computadores. Que as operações se concretizem num click, sem a necessidade de sair de casa ou do escritório, sem filas nem demoras, tudo em meios sustentáveis, social e ambiental.

Diretor da AssociaçãoNacional de Certificação Digital
Antonio Cangiano
Fonte – DCI 27/10

Leia também

Convênios

eGAC
CDL
GBrasil
Accor
Auditsafe
pki
G+D Mobile Security
Idemia
Gemalto
CryptoID
Insania