Notícias

Pilotos, comissários, mecânicos e despachantes de voo começam a utilizar identificação digital nos aeroportos

Novidade começou no dia 29/9 para profissionais com Certificado de Habilitação Técnica da Anac, serviço já inserido na plataforma GOV.BR

A partir de quarta-feira (29/9), pilotos, mecânicos, comissários e despachantes de voo já podem utilizar o aplicativo GOV.BR para apresentar o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) Digital, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nos aeroportos de todo o país. A iniciativa de oferecer a identificação digital dos profissionais com CHT nos aeroportos faz parte do programa Voo Simples.

Disponível para todos os cidadãos, o aplicativo GOV.BR apresenta nova e evoluída versão, de forma gratuita, desde o último dia 17. O modelo passou a contar com o CHT e outros cinco documentos emitidos pelo Exército Brasileiro: Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo (CDSA), Certificado de Reservista e Certidão de Situação Militar.

Saiba como instalar e utilizar o CHT Digital consultando o passo a passo. Em caso de dúvidas, consulte as perguntas frequentes

O aplicativo GOV.BR oferece agora mais serviços e funcionalidades e facilita a apresentação de documentos do governo já disponíveis na versão digital – não só o CHT, mas a Carteira Digital de Trânsito e o CPF Digital, por exemplo. O CHT fica disponível no aplicativo com a foto do profissional para identificação na hora da apresentação, após realização de procedimento de avaliação biométrica (facial), que atesta os requisitos de segurança do GOV.BR e do setor aéreo.

A utilização do CHT Digital por meio do aplicativo GOV.BR libera o profissional da necessidade de apresentação de um documento oficial com foto tanto para o exercício da profissão quanto para a entrada em áreas restritas dos aeroportos – que ainda deve ocorrer mediante apresentação adicional do crachá da empresa ou comprovante que justifique a entrada para serviço.

O CHT Digital está disponível no aplicativo GOV.BR só para aqueles profissionais que já tenham cadastro biométrico no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou possuam Carteira Nacional de Habilitação com QR Code. Essa exigência garante a validação biométrica da foto do profissional antes de liberar seu CHT Digital no aplicativo.

A utilização do CHT Digital via aplicativo GOV.BR é mais uma opção para apresentação do documento por parte dos profissionais. Fica mantida, também, a opção do CHT Digital pela plataforma da Anac ou na versão impressa.

Fonte: Ministério da Economia

Imagem de Pixabay

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One