Notícias

Participação ABES no grupo de negócios da ICANN

Por Paulo Milliet Roque, vice-presidente da ABES

Paulo Milliet Roque_11202

18/10/2018

Desde o final de 2017, a ABES tem se aproximado do setor de negócios da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), instituição responsável pela coordenação mundial da Internet. É de responsabilidade desse grupo a garantia de legitimidade dos servidores que permitem que os dados trafeguem na rede mundial de computadores entre múltiplos pontos e permitam ao usuário chegar em um website ou serviço desejado.

A ABES participará em Barcelona do grupo de negócios da ICANN, de 20 à 25 de outubro de 2018, para a qual está enviando o Engenheiro Paulo Milliet Roque, Vice-Presidente da Diretoria e membro do Conselho deliberativo da ABES, atuando no grupo de negócios da ICANN.

Importante ressaltar que a ABES também está enviando a engenheira Vanda Scartezini, Diretora e Conselheira, pessoa de notório saber no setor, que já participa há bastante tempo da governança da internet mundial, atualmente atuando no grupo de usuários da ICANN.

GRUPO DE NEGÓCIOS DA ICANN

O grupo de negócios da ICANN, a Business Constituency (BC), reúne no mesmo espaço desde pequenas e médias empresas até as gigantes Microsoft, Google, Facebook, entre outras. Nesse nicho são deliberadas políticas internacionais que afetam a estrutura de toda rede, e nos juntamos a um pioneiro e emergente grupo de brasileiros que buscam aumentar a voz latino americana dentro desse espaço.

Em um momento em que o país enfrenta dificuldades sérias na busca de estabilidade econômica, novos modelos de negócio e parcerias se fazem necessárias. Nesse sentido, a internacionalização aparece como vetor importante na geração de caminhos para a garantia de uma maior sustentabilidade e estabilidade para as empresas brasileiras. A participação na ICANN é pensada não somente pelo ângulo de participação na formação de políticas, mas também na perspectiva de fortalecimento de laços com empresas globais de ponta e um consequente de visibilidade para seus associados.

CARACTERES ESTRANGEIROS EM E-MAILS E DOMÍNIOS

O tema mais importante que temos desenvolvido dentro do âmbito da BC é a questão da trazida do projeto de Universal Acceptance para o Brasil. Esse projeto tem como objetivo a aceitação de todos endereços de websites e e-mails nos formulários, servidores e serviços da Internet. Ainda não é uma realidade tão evidente para nós, mas a rede passa por mudanças conceituais profundas, e se um dia os caracteres ASCII já foram suficientes, esse já não é mais o caso.

Peguemos como exemplo a Rússia, representada na rede por seu código de país de muito forte expressão, o “.ru”. Desde que foi tornado disponível o sufixo “.??” (?????´????? ??????´???, cirílico para “Federação Russa”), mais de 1 milhão de domínios já foram registrados dentro dessa variante local do domínio. O mesmo se observa na região chinesa e no Mundo Árabe, onde a demanda pela utilização de seus caracteres locais sempre foi muito alta, e está se consolidando como realidade agora.

A ABES puxou para si a responsabilidade de liderar uma pesquisa voltada a documentar qual é a preparação dos websites brasileiros líderes para esse padrão, contando com a parceria da liderança local da ICANN e com parceiros acadêmicos e privado nacionais. Produzimos resultados tangíveis a serem apresentados para a comunidade global durante essa reunião, que demonstram apenas 8% dos websites brasileiros com maior acesso estão preparados para essa tecnologia.

SEGURANÇA DE E-MAILS

Estamos pesquisando soluções de segurança para nossos associados, e após conversa com líderes do time de segurança da ICANN, começamos a elaborar propostas de interação com iniciativas de segurança de e-mails, tais como o SPF (Sender Policy Framework) uma lista de servidores que podem enviar e-mail para um domínio, DKIM (DomainKeys Identified Mail) método de verificação de confiabilidade de e-mails, e DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance) que define a política que deve ser usada nas ferramentas acima, além de projetar um melhor engajamento com outras entidades internacionais como a importante Spamhaus.

WHOIS – DIRETÓRIO DE DOMÍNIOS x GDPR

Além desse projeto maior, continuamos a acompanhar outros temas e iniciativas. A BC é fortemente envolvida na reestruturação do banco de dados WHOIS, que tem o nome, e-mail e endereço dos donos de domínios, algo que é consequência da implantação da nova lei de proteção de dados europeia (GDPR) e gerou grande comoção na organização da ICANN.

ACESSO AOS DADOS DA ICANN

Por fim, acompanhamos o projeto do Open Data Initiative (ODI), do qual um dos colaboradores da ABES é único membro brasileiro de participação ativa em seu desenvolvimento. A ODI busca tornar os dados que integram o sistema da ICANN mais públicos ao mesmo tempo que mantém a privacidade dos usuários e a segurança do sistema. A médio prazo resultados muito interessantes podem emergir de uma análise profunda dos dados, uma vez que sejam feitos disponíveis.

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One